Ana Cláudia entrega cargo a João e MDB sinaliza candidatura de Veneziano

A secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia Vital do Rêgo, entregou o cargo que ocupava no Governo do Estado, cumprindo uma sinalização que já havia sido feita pelo seu esposo, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). A informação foi confirmada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo ao Blog Sony Lacerda. “Foi pessoalmente ao encontro dele agradecer a confiança e pedir o desligamento”, disse o presidente do MDB na Paraíba.

Azevêdo, porém, solicitou uma conversa com Veneziano Vital. A reunião entre eles está ocorrendo na tarde de hoje (19), na Granja Santana, e envolve o contexto político de 2022 e a relação dos dois políticos na disputa eleitoral deste ano.

Ana Cláudia já havia dito que entregaria o cargo este mês para se dedicar à pré-campanha a deputada federal nas eleições de outubro. Ainda não se sabe se ela permanecerá no Podemos ou migrará para o MDB. “Foi convidada. Espero que ela aceite”, destacou o senador. Veneziano foi à Granja Santana conversar com o governador sobre a decisão. Ele não deve anunciar rompimento com o governo, mas o MDB espera que João abra espaços para o partido indicar seu candidato a vice-governador este ano. Assim, Veneziano só seria candidato se João rejeitasse a aliança.

Veneziano Vital do Rêgo é também cotado para disputar o Governo da Paraíba com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) via uma composição que pode ter incluindo aí o PSB, PDT, PCdoB e outras siglas, em meio a um distanciamento com o atual governador. A postulação do emedebista já conta, inclusive, com o apoio da direção nacional do MDB e com a simpatia do ex-presidente Lula.

A decisão de Veneziano vem poucas horas após as articulações protagonizadas, na Paraíba, pelo seu irmão, o ministro Vital do Rego Filho, considerado o mentor intelectual do grupo. Também é consequência de recente encontro do próprio Veneziano com o ex-ministro Zé Dirceu.

Houve uma sinalização de que este movimento estaria acontecendo hoje pela manhã. O ex-deputado federal Benjamim Maranhão, um dos maiores defensores da candidatura própria do MDB ao Governo do Estado, publicou em suas redes sociais a foto de uma reunião com Veneziano. Na legenda, ele conta: "Hoje, no Diretório do MDB da Paraíba, tivemos uma conversa com o nosso presidente Veneziano Vital do Rêgo, sobre o caminho que a nossa história legenda seguirá nas eleições".

Veneziano poderia se apresentar como candidato de Lula no Estado, numa composição de seu partido, o MDB, com o PT de Ricardo Coutinho e, provavelmente, o PDT de Lígia Feliciano. Nesse desenho, especula-se que o ex-prefeito Luciano Cartaxo deverá indicar o candidato a vice.