Aquisição de Iphones pela CMJP foi denunciada no Debate
29 de março de 2021
Redação

A Câmara de João Pessoa, em plena pandemia, decidiu gastar meio milhão de reais na aquisição de 35 celulares iPhone, destinados ao vereadores da Casa. Na TV Correio, o Correio Debate trouxe a informação em primeira mão, há mais de duas semanas. A denúncia chega agora a outros veículos de comunicação. A aquisição dos aparelhos se dá por meio de comodato, contrato que é renovado de dois em dois anos. A Câmara de João Pessoa tem 27 vereadores e apenas Marcos Henriques (PT) se recusou a receber o novo smartphone.

No cenário atual, de crise econômica provocada pela pandemia da Covid 19, os gastos são desnecessários e inoportunos. Tem um detalhe: os aparelhos já devem estar habilitados para 5G, tecnologia que ainda sequer foi aprovada para uso Brasil.

Além do uso da tecnologia ainda não habilitada no país, os aparelhos devem ter, conforme os termos da licitação, também um pacote ilimitado de voz e dados, vir com a versão de sistema operacional IoS 14, câmera dupla ultra e grande angular 12 megapixels, capacidade de armazenamento de 128 GB, dentre outros requisitos técnicos.

Por fim, ainda a garantia dos nobre parlamentares poderem trocar os aparelhos a cada 24 meses. Com tais requintes, os aparelho vão custar 24 prestações de R$ 17.325,00, totalizando R$ 415.800,00. Ou seja, quase meio milhão de reais. É um privilégio inacessível ao comum dos mortais.

Confira o vídeo do programa Correio Debate, na TV Correio, exibido no dia 12 de março:

https://youtu.be/bkYkwpGPv_g
Compartilhe: