Arnóbio abre seminário sobre combate à corrupção

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arnóbio Viana, abre nesta sexta-feira (3), às 8h30, o seminário “A Auditoria na Era da Tecnologia da Informação: inovação, desafios e oportunidades”. O evento, gratuito e aberto ao público, que vai acontecer no Centro Cultural Ariano Suassuna na  sede do TCE-PB, terá cinco painéis temáticos até o final da manhã.

O objetivo é ampliar o debate em torno dos desafios enfrentados pelos profissionais e instituições do controle externo diante dos avanços tecnológicos, da transparência e o seu papel como agentes ativos na fiscalização e no combate à corrupção.

O professor/Dr. Aléssio Almeida, da Universidade Federal da Paraíba,  (UFPB) fará exposição sobre “Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Usando Big Data e Machine Learnig”. Também serão painelistas os auditores de contas públicas Willo Pinheiro, Weverton Sena, André Agra e Pedro Fleury, todos do Tribunal de Contas da Paraíba. O momento será mediado pela auditora Lúcia Patrício.

Eles vão abordar em suas exposições os seguintes temas: “A Moderna Rede de Fiscalização e Controle: Tendências de Compartilhamento de Dados”;  “Planejamento de Orçamento Municipal: Análise das Técnicas de Mineração de Texto”; “Auditoria 4.0: Desafios e Oportunidades na Era Digital”; e “Processo de Acompanhamento de Gestão e Desafios do Controle Preventivo”.

Gratuito e aberto ao público, o seminário é parte das comemorações pelo Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, celebrado em 27 de abril. E tem promoção conjunta do TCE-PB, Sindicato dos Profissionais de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – SINDCONTAS,  Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-PB – AudTCE/PB e Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil – ANTC.

SAIBA MAIS - O Dia Nacional do Auditor de Controle Externo é celebrado todo ano, em 27 de abril, com inúmeros debates e atividades em todo o país. O Auditor de Controle Externo é o servidor público que atua em atividades fins dos Tribunais de Contas brasileiros, desenvolvendo atividades de fiscalização, análise e instrução de processos de controle externo.