Após a conclusão dos trabalhos artísticos, os painéis ficarão expostos em áreas externas das agências bancárias do interior da Paraíba. A iniciativa traz como novidade o reconhecimento de grupos musicais paraibanos, como a Orquestra Tabajara e as bandas Jaguaribe Carne e Tocaia da Paraíba. Além de trazer obras inéditas, a ideia é recuperar as telas produzidas na primeira etapa do projeto, realizado em 2019, que retratou músicos paraibanos, como Elba e Zé Ramalho, Cátia de França, Sivuca, Zabé da Loca e Jackson do Pandeiro.
O Galerias Urbanas busca aproximar a população do interior da Paraíba do universo da arte urbana. O coordenador do CCBNB Sousa, Natarajan Rodrigues, ressalta que a exposição das telas gigantes em áreas externas proporciona à população das cidades o conhecimento sobre os artistas do grafite e os músicos retratados. “As cidades de Patos, Sousa, Campina Grande, Solânea e Alagoa Grande receberão essas telas que têm esse propósito de alegrar a cidade, seja pelo colorido da pintura, seja pela musicalidade dos nossos artistas”, destaca.
Os painéis são móveis e instalados em armações de ferro, no formato de molduras. Na primeira edição, os artistas plásticos Shiko, Flora Santos e Thayroni Arruda assinaram as telas. Na segunda etapa do projeto, eles farão a recuperação das pinturas para que estas sejam enviadas a novos espaços de exibição.
Conheça os artistas do Projeto Galerias Urbanas:
Dyógenes Chaves – natural de Araçagi e residente em João Pessoa. Curador, produtor e administrador cultural, editor e pesquisador, organizador de eventos, livros e revistas da área de artes visuais, além de impressor gráfico e artista criador em meios, como a pintura, instalação, gravura, serigrafia, design gráfico e têxtil, vídeo e moda.
Thaynha – artista visual nascida em Campina Grande, Thaynara Negreiros reside em João Pessoa. Interessada em desenho, pintura e pelas poéticas urbanas. Graduada em Arte e Mídia pela UFCG, Pós Graduada em Artes Visuais, desenvolveu uma pesquisa sobre as atuais práticas de hibridização no graffiti brasileiro. Entre as suas produções artísticas destaca-se o protagonismo da mulher, além da utilização de formas orgânicas e cores.
Wanessa Sobral e Willer Sobral – Dedoverde e Besouro Sobral são irmãos paraibanos, residentes em João Pessoa. Dedoverde é tatuadora, artista visual e designer gráfico. Atua com a arte de rua desde 2006, e no Galerias Urbanas divide espaço com seu irmão, Besouro, um artista promissor que costuma ser seu braço direito em grandes projetos.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.