Assinada OS para construção da nova sede da Segurança de Cabedelo
15 de junho de 2023
Redação

A Secretaria de Segurança Municipal (SSM) de Cabedelo está prestes a ganhar uma nova e moderna sede. Foi assinada, nesta quarta-feira (14), a Ordem de Serviço para o início das obras de construção do prédio que irá comportar o Quartel General da Guarda, bem como o Centro de Formação e Qualificação e o Centro de Formação, Capacitação e Ensino (Ceforce).
Localizado no bairro de Camboinha – na rua Universitário João Roberto Borges, n° 371 – o equipamento vai possuir uma área de 1.528,59m², conta com um investimento total próprio de mais de R$ 6 milhões e deverá ser entregue no prazo de 360 dias, sob a responsabilidade da empresa Virtual Engenharia Ltda.
“Quem nos conhece sabe o respeito e o orgulho que nutrimos pela Guarda Metropolitana de Cabedelo e, enquanto estivermos de passagem na gestão municipal, não vamos deixar de trabalhar pela corporação. Na realização deste grande sonho estamos demonstrando que gestão moderna se faz com palavra. E palavra dada é para ser cumprida. E, por isso, estamos concretizando o que será a melhor sede de Guarda Metropolitana do Nordeste e uma das melhores do Brasil. E essa construção será com recursos próprios. É um dia histórico para nossa população, pois este prédio será uma das mais brilhantes obras da história de Cabedelo. Além disso, temos o compromisso de oferecer uma estrutura moderna e continuar equipando nossa corporação, renovando a frota de viaturas e ainda melhorando os salários dos profissionais da nossa Segurança Pública Municipal”, destacou o prefeito Vítor Hugo, antes do ato da assinatura.
Quando entregue, a nova sede abrigará o Centro de Formação e Qualificação de Guardas, cujo objetivo principal será a formação, especialização e atualização profissional dos integrantes da GMC, como também, a realização de projetos, pesquisas e outras formas de intercâmbio entre os profissionais de segurança pública. Também faz parte do projeto, a criação do Ceforce, um espaço adequado e equipado para se alcançar os objetivos, expandindo os conhecimentos e competências com maior eficiência e qualidade.

“Este é um momento singular. Um sonho que foi projetado, pensado, idealizado lá atrás e que hoje está sendo dado mais um passo inicial. E agora temos a certeza que este sonho está saindo do papel. É um benefício imenso que não será apenas para a corporação, mas um legado para toda população cabedelense. Esta sede está sendo desejada há mais de 30 anos por uma instituição honrosa, mas que ‘pulava de galho em galho’ com estruturas inadequadas que não comportavam as nossas operações. E não podemos deixar de agradecer e mencionar a boa vontade, a simpatia, a visão e o investimento da atual gestão municipal com esse ato. O sentimento é de gratidão e orgulho”, afirmou Magalhães Lourenço, secretário municipal de Segurança e comandante da Guarda Metropolitana de Cabedelo.
O prédio será dividido em dois blocos. O Bloco Administrativo contará com Gabinete do CMDT e Secretaria de Segurança, Gabinete do sub CMDT e Secretario Adjunto , Chefia de gabinete, Sala das assessorias, Sala de planejamento e gestão, Auditório com capacidade para 90 pessoas, Ouvidoria, Corregedoria Geral, Salas de diretorias (operacional, adm e apoio logístico), Salas de coordenações, Sala de inspetorias, Sala de ocorrências, Sala de reunião, Sala de equipamentos bélicos (cofre) e Sala do núcleo de saúde ocupacional.
Já o Bloco de Suporte Operacional abrigará o Ceforce, e contará com Estande de tiros físico, Estande de tiros virtual, Alojamentos, Refeitório, Academia, Sala de defesa pessoal, Salas de aulas teóricas, Sala de aula multiuso, Vestiários, Núcleo de almoxarifado e patrimônio, Diretoria do Ceforce, Coordenação pedagógica do Ceforce.
A nova sede ainda contará com estacionamento interno, estacionamento externo para visitantes, pátio e guarita blindada com eclusa; e será alimentada por sistema de energia solar, tornando-a autossuficiente.

Compartilhe: