Azevêdo prestigia posse de Rogério Fialho no IHGPB
16 de outubro de 2023
Redação

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta segunda-feira (16), no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em João Pessoa, a posse do desembargador federal Rogério Fialho no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Na cerimônia solene também ocorreu o lançamento do livro “O vigário de Araruna – Deputado Padre Joel Fialho”, de autoria do magistrado.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual parabenizou o desembargador Rogério Fialho pela posse no IGHP e destacou o trabalho e a trajetória do magistrado. “É extremamente merecida a condução do desembargador Rogério Fialho ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano por toda a contribuição que tem dado à Paraíba, não apenas como magistrado, mas também como cidadão paraibano, e é uma alegria participar de uma posse tão importante, que também é marcada pelo lançamento do livro O vigário de Araruna”, frisou.

O desembargador Rogério Fialho assumiu a cadeira nº 1, honrando o patrono, jornalista José Maria dos Santos. O assento que o desembargador passa a ocupar foi, até 2022, do professor Oswaldo Trigueiro do Valle. “É uma honra muito grande fazer parte do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, a instituição cultural mais antiga do estado com 118 anos, e por suas cadeiras passaram grandes figuras do nosso estado, a exemplo de políticos, sacerdotes, juízes, historiadores, geógrafos e estou sucedendo Oswaldo Trigueiro do Valle, que foi um grande educador e um grande prefeito da nossa Capital”, comentou o magistrado.

Na solenidade, também foi lançado o livro “O vigário de Araruna – Deputado Padre Joel Fialho”, uma biografia do trisavô de Rogério Fialho, que retrata a vida do sacerdote, deputado, escritor de artigos publicados na revista do Instituto Histórico e fazendeiro. A obra conta com prefácio intitulado “A vocação biográfica”, de autoria do professor, membro do IHGP e vice-presidente da Academia Paraibana de Letras, Francisco Sales Gaudêncio, e foi uma das últimas editada por Juca Pontes, falecido no último mês de abril. “Nós tratamos no livro da relação dele com algumas figuras da época, como o Barão de Araruna, Augusto dos Anjos, Padre Ibiapina e lançar o livro nessa oportunidade é muito gratificante”, prosseguiu o desembargador Rogério Fialho.

A solenidade também foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito; pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão; pelo presidente do TCE-PB, Nominando Diniz; além de membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; e pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; dentre outras autoridades.

Perfil de Rogério Fialho: o desembargador paraibano integra a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – sediado em Recife (PE). É membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, mestre e doutor em direito e professor de Direito Civil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui diversos cursos de aperfeiçoamento em instituições do exterior – como Bélgica, Nova Zelândia, Lisboa, Roma, Argentina e África do Sul. O desembargador foi Diretor do Foro da Seção Judiciária da Paraíba (2003 a 2008) e também presidiu o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (2015 a 2017).

Compartilhe: