Baixo índice pluviométrico pode incluir municípios do Brejo no Semiárido
10 de maio de 2017
Redação

A inclusão de municípios do Brejo paraibano na região do Semiárido nordestino foi o tema de reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, no início da noite desta terça-feira (9), em Brasília. O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) participou do encontro e falou sobre a importância dessa medida.

“Essa é uma reivindicação que se faz há décadas. Os índices pluviométricos, a estiagem prolongada e as características da vegetação e do relevo são alguns dos elementos que justificam a mudança”, explicou o deputado.

O parlamentar esclareceu ainda que a modificação irá proporcionar aos municípios acesso a benefícios que são concedidos para aqueles considerados áridos, com dificuldade no enfrentamento à essa limitação. Como exemplo, ele citou o acesso dos agricultores a crédito diferenciado pelo Banco do Nordeste e a inserção das cidades em projetos federais emergenciais, tais quais o de Carros Pipa e o de cisternas.

A reunião contou com a participação dos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB), José Maranhão (PMDB) e Raimundo Lira (PMDB), além do prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB) e da equipe técnica do ministério, que ficou de analisar os argumentos listados pelos parlamentares paraibanos.

Os municípios que reivindicam a mudança de classificação são os que estão localizados na microrregião de Guarabira, que por sua vez está situada na região do Agreste do Estado. São eles: Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz e Sertãozinho.

Compartilhe: