Belo Horizonte se transforma na capital mundial da cachaça
A iniciativa que movimenta mais de R$450 milhões de negócios durante e pós-feira; também transforma a capital mineira em polo de atração turística com visibilidade nacional e internacional. "Somos o primeiro evento do perfil realizado no país e posso dizer que o formato que construímos ao longo dos nossos 31 anos - B2B-Feira e BSC-Festival - é inédito no Brasil e, claro, no mundo. Aqui a cachaça reina absoluta!", afirma o presidente e promotor da Expocachaça e da BrasilBier José Lúcio Mendes idealizador da Expocachaça.
Para José Lúcio, a atratividade turística do evento está ligada à integração entre conhecimento, cultura e diversidade de experiências e produtos, o que faz a Expocachaça ter, a cada ano, um número crescente de público local, de investidores e turistas. “O pioneirismo e a força da Expocachaça fez dela a conceituada feira e a vitrine mundial da cadeia produtiva da cachaça. Essa posição nos permite fomentar ainda mais negócios, promover e divulgar os produtos, serviços, equipamentos, insumos da cadeia produtiva e de valor da cachaça entre outros”, conta.
Para se ter uma ideia, em 2022 o evento cresceu 20% e é o maior do Brasil em participação e mix de produtos. Só de expositores são 150 vindos de todo o Brasil e a expectativa de público é de mais de 20 mil pessoas por dia.
A organização do evento também é uma prioridade para José Lúcio. "Neste ano estamos realizando o evento na Serraria Souza Pinto, uma edificação histórica de Belo Horizonte restaurada em 1997 e que possui uma versatilidade estrutural para sediar com qualidade e segurança eventos, feiras e congressos.
Autêntico aos seus valores e ao processo histórico-cultural da Minas Gerais, o fato é que de 4 a 7 de agosto de 2022 mais uma vez Expocachaça promoverá a tradição da cachaça através da celebração da história, da valorização de produtores e dos profissionais que compõem sua cadeia produtiva; bem como, é claro, o consumidor.
Segundo o Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC), a cachaça é o 3º destilado mais consumido no mundo, mas que ainda tem muito a ser explorado. “O mercado está aberto a novos produtos o tempo todo, que tenham uma cultura do país onde são fabricados. Precisamos explorar isso melhor”, diz o presidente da Expocachaça.
No Brasil, hoje em dia, segundo o CBRC, são produzidos 1,3 bilhão de litros de cachaça por ano: 70% industriais e 30% artesanais, num total de 5523 marcas. 60% delas são produzidas em Minas Gerais.