De 4 a 7 de agosto, BH recebe a 31ª Expocachaça e a 15ª Brasilbier, que acontecem na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro, Belo Horizonte/MG), com uma extensa programação. Produtores de 20 estados participam do evento, com produtos vindos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Paraná, DF, Alagoas, entre outros, além é claro, de Minas Gerais.
A iniciativa que movimenta mais de R$450 milhões de negócios durante e pós-feira; também transforma a capital mineira em polo de atração turística com visibilidade nacional e internacional. “Somos o primeiro evento do perfil realizado no país e posso dizer que o formato que construímos ao longo dos nossos 31 anos – B2B-Feira e BSC-Festival – é inédito no Brasil e, claro, no mundo. Aqui a cachaça reina absoluta!”, afirma o presidente e promotor da Expocachaça e da BrasilBier José Lúcio Mendes idealizador da Expocachaça.
Para José Lúcio, a atratividade turística do evento está ligada à integração entre conhecimento, cultura e diversidade de experiências e produtos, o que faz a Expocachaça ter, a cada ano, um número crescente de público local, de investidores e turistas. “O pioneirismo e a força da Expocachaça fez dela a conceituada feira e a vitrine mundial da cadeia produtiva da cachaça. Essa posição nos permite fomentar ainda mais negócios, promover e divulgar os produtos, serviços, equipamentos, insumos da cadeia produtiva e de valor da cachaça entre outros”, conta.
Para se ter uma ideia, em 2022 o evento cresceu 20% e é o maior do Brasil em participação e mix de produtos. Só de expositores são 150 vindos de todo o Brasil e a expectativa de público é de mais de 20 mil pessoas por dia.
A organização do evento também é uma prioridade para José Lúcio. “Neste ano estamos realizando o evento na Serraria Souza Pinto, uma edificação histórica de Belo Horizonte restaurada em 1997 e que possui uma versatilidade estrutural para sediar com qualidade e segurança eventos, feiras e congressos.
Autêntico aos seus valores e ao processo histórico-cultural da Minas Gerais, o fato é que de 4 a 7 de agosto de 2022 mais uma vez Expocachaça promoverá a tradição da cachaça através da celebração da história, da valorização de produtores e dos profissionais que compõem sua cadeia produtiva; bem como, é claro, o consumidor.
Segundo o Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC), a cachaça é o 3º destilado mais consumido no mundo, mas que ainda tem muito a ser explorado. “O mercado está aberto a novos produtos o tempo todo, que tenham uma cultura do país onde são fabricados. Precisamos explorar isso melhor”, diz o presidente da Expocachaça.
No Brasil, hoje em dia, segundo o CBRC, são produzidos 1,3 bilhão de litros de cachaça por ano: 70% industriais e 30% artesanais, num total de 5523 marcas. 60% delas são produzidas em Minas Gerais.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.