“Se instalou na Paraíba o chamado ‘novo cangaço’, onde grupos com armas de grosso calibre e dinamite, invadem as cidades e praticam assaltos a bancos e agências dos Correios e demais instituições financeiras, causando pânico à população”. A denúncia é do deputado federal Benjamin Maranhão (SD) e foi feita nesta terça-feira (3) na Câmara Federal. Ele destacou os últimos roubos que aconteceram nos municípios de Araruna e Barra de Santa Rosa.
O parlamentar lamentou situação de insegurança pública que vive o Estado da Paraíba e lembrou que este ano já foram registradas 36 ocorrências contra bancos, fora os roubos a agências dos Correios. Benjamin destacou que a população está em pânico e em algumas cidades não existe mais correspondente bancário.
O parlamentar lembrou que no mês passado, a agência do Banco do Brasil de Araruna foi completamente implodida pelos bandidos, causando pânico na população e sem que a polícia nada fizesse. “Também aconteceu pela segunda vez em Barra de Santa Rosa, onde primeiro foi o Banco do Brasil e depois a Agência dos Correios. A população deste município do Curimataú paraibano encontra-se sem um único representante bancário. Uma cidade que já padece com a falta de água, não tem nem como receber os benefícios dos programas sociais”, disse.
Mapa da Violência – Só este ano, segundo o mapa da violência contra os bancos, foram registradas 36 ocorrências contra bancos, sendo 17 explosões, três assaltos, 12 arrombamentos, duas tentativas de roubo e duas saidinhas. Desde que foi criado em 2011, o mapa feito pelo sindicato dos bancários já registrou 548 ocorrências no Estado e o que assusta é que esse número aumenta ano após ano.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.