Câmara no Seu Bairro encurta distância entre população e vereadores
16 de janeiro de 2024
Redação

Estreitar a relação entre a população e seus representantes. Este é o principal objetivo do programa ‘Câmara no Seu Bairro’, que realizou cinco sessões itinerantes no segundo semestre de 2023. Os vereadores da Capital foram ao Bairro dos Estados, Bessa, Mangabeira, Valentina e Centro para ouvir as demandas dos moradores dessas localidades e regiões vizinhas e encaminhar soluções.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho (Avante), destacou a importância de estreitar os laços com a população. “A Câmara funciona toda semana, mas as pessoas estão trabalhando, na labuta do dia a dia, e muitas vezes não têm a oportunidade de reivindicar o que é necessário para o seu bairro. O Câmara no Seu Bairro tem sido a forma mais democrática da gente estreitar os laços entre a população e o Legislativo Pesssoense”, avaliou.

Além deste momento de interação direta, com reuniões realizadas nos bairros, a CMJP também oferece aos cidadãos outro canal instantâneo de comunicação com os vereadores: o “

Fala Povo”. Através dessa plataforma, qualquer cidadão pode mandar mensagem para os 27 parlamentares da Casa Napoleão Laureano.

“Essa ferramenta foi pensada justamente para diminuir a distância entre a população e o vereador. Por ela, a pessoa poderá falar diretamente com o seu representante, para registrar a queixa, sugerir leis, debates, tudo o que contribua para melhorar a vida na cidade. Essas demandas poderão virar projeto de lei, requerimento ou fiscalização. O cidadão é quem diz para onde o Legislativo deve ir e isso é muito importante”, afirmou Dinho.

Demandas

Na primeira edição do programa, realizada no Bairro dos Estados, o pedido de melhorias no Mercado Público do local foi a demanda mais cobrada. Mobilidade urbana, saúde, segurança e preservação do meio ambienteforam as preocupações apontadas pelos moradores da região do Bessa. Em Mangabeira, a maioria das solicitações dos moradores estava relacionada a melhorias na mobilidade urbana. A ampliação da disponibilização de postos de saúde, creches e escolas esteve entre as principais demandas apresentadas pela população do Valentina. E a revitalização do Centro Histórico foi o ponto alto do debate na última edição do Câmara no Seu Bairro de 2023.

Compartilhe: