A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será responsável por relatar esses processos de pedidos de tropas federais para reforçar segurança em três municípios da Paraíba. Na última sexta-feira (23), a ministra esteve na Paraíba e durante sua agenda no TRE-PB, convocou as Forças de Segurança regional para assegurar a integridade do pleito.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu a requisição de tropas federais para atuarem como força de segurança nas Eleições de 2024 nos municípios de Bayeux, Cabedelo e Queimadas. Esses pedidos foram fundamentados no avanço de organizações criminosas e na preocupação com a segurança em um colégio eleitoral em Fagundes, respectivamente.
A presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, relatora dos processos administrativos, ressaltou que as solicitações buscam garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e a apuração dos resultados. Agora, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir sobre o envio das tropas federais para esses municípios paraibanos durante o primeiro turno das eleições, em 6 de outubro de 2024.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.