CG chega aos 157 anos com mais de 32 mil pequenos negócios 

Com uma história marcada por muito trabalho, inovação, cultura e capacidade de reinvenção, a cidade de Campina Grande chega aos seus 157 anos de emancipação política, comemorados na próxima segunda-feira (11), reafirmando a sua afinidade e vocação para o empreendedorismo. Isso porque, de acordo com levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, a Rainha da Borborema já conta com 32,8 mil pequenos negócios formais, sendo cerca de 4,3 mil deles abertos apenas em 2021.

Ainda conforme o levantamento, realizado a partir de dados da Receita Federal, a maior parte dos pequenos negócios formais da cidade é registrada como microempreendedor individual (MEI), que contabiliza cerca de 20,9 mil negócios na Rainha da Borborema. Por sua vez, as microempresas (ME) somam cerca de 10 mil registros no município, enquanto as empresas de pequeno porte (EPP) correspondem a 1,7 mil registros.

Já em relação aos setores de atuação econômica, os dados divulgados pelo Sebrae Paraíba revelam que a maior parte dos pequenos negócios de Campina Grande integra o setor de serviços, que reúne 14,2 mil empresas. Em seguida, estão o comércio, com 12,3 mil negócios, a indústria, com 5,6 mil registros, e o agronegócio, que reúne apenas 39 micro e pequenas empresas formais.

Outro aspecto importante dos pequenos negócios de Campina Grande está relacionado com a geração de empregos formais, especialmente em um ano de dificuldades econômicas provocadas pela pandemia do coronavírus. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, os pequenos negócios da Paraíba apresentaram saldo positivo de 19.586 postos de trabalho, sendo Campina Grande a responsável pelo segundo melhor desempenho do estado, com saldo positivo de 3.057 vagas.

Para o gerente regional do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, o panorama dos pequenos negócios na Rainha da Borborema reflete a vocação empreendedora da cidade, reafirmando, também, a importância dos pequenos negócios para o seu desenvolvimento econômico e social.

“A vocação para os negócios e para a inovação sempre estiveram presentes na história de Campina Grande. Por essa razão, o Sebrae realiza, apoia e incentiva diversas ações e projetos que contribuam para fortalecer ainda mais o ambiente de negócios da cidade, especialmente as iniciativas que tornam esse ambiente ainda mais favorável aos pequenos negócios, fundamentais para a economia do município”, enfatizou o gerente.