CLP divulga vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade 2023
23 de agosto de 2023
Redação

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou, nesta quarta-feira (23), os três vencedores da “Categoria Boas Práticas” e o vencedor da “Categoria Destaque Crescimento” do Prêmio Excelência em Competitividade 2023, solenidade que premia boas práticas estaduais relacionadas aos pilares do Ranking de Competitividade dos Estados. Quatro estados de três regiões diferentes faturaram o troféu: Acre, Goiás, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Estado vencedor das duas últimas edições, o Maranhão ganhou novamente na categoria “Destaque Boas Práticas” com o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), uma política que tem a finalidade de garantir a aquisição direta de produtos agropecuários e extrativistas, in natura ou manufaturados, e de artesanato produzidos por agricultores familiares ou suas organizações sociais rurais e urbanas. O vice-governador do estado, Felipe Camarão,
recebeu o troféu do gerente de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda.

A região Norte foi representada na premiação pelo Acre, que faturou a vitória com o Programa REM – REDD Early Movers, uma iniciativa inovadora que premia os pioneiros da proteção florestal e da mitigação do clima. A finalidade do projeto é apoiar com “financiamento ponte” implementadores de programas jurisdicionais de REDD+ para fortalecer sua autonomia e sustentabilidade. O fomento é realizado por meio de remuneração baseada nos resultados adequadamente documentados e verificados de redução de emissões por desmatamento.

Essa é uma política pública com carimbo internacional, pois o governo do Acre fez uma parceria com o governo da Alemanha para a implementação e acompanhamento da política. O governador do estado, Gladson Cameli, participou da solenidade.

O último vencedor na categoria “Destaque Boas Práticas” foi o Mato Grosso do Sul, com a política Programa Contrato de Gestão. O projeto consiste em acordos assinados anualmente entre o Governador e os Secretários de Estado, nos quais são estabelecidos indicadores e metas a serem atingidos, assim como projetos e processos a serem executados pelos órgãos e entidades. A política é fruto de um diagnóstico feito a partir de diversos indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados desde a edição de 2015. Quem recebeu o troféu foi a secretária de Administração do Estado, Ana Nardes.

O CLP também premiou o estado de Goiás na categoria “Destaque Crescimento”, o estado que mais cresceu nos quatro pilares mais pesados nas quatro últimas edições do Ranking de Competitividade dos Estados: Segurança Pública, Infraestrutura, Sustentabilidade Social e Solidez Fiscal. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, representou o estado na solenidade.

O Prêmio Excelência em Competitividade foi entregue no evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, durante o 12º Congresso Consad de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Compartilhe: