CLP divulga vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade 2023
Estado vencedor das duas últimas edições, o Maranhão ganhou novamente na categoria “Destaque Boas Práticas” com o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf), uma política que tem a finalidade de garantir a aquisição direta de produtos agropecuários e extrativistas, in natura ou manufaturados, e de artesanato produzidos por agricultores familiares ou suas organizações sociais rurais e urbanas. O vice-governador do estado, Felipe Camarão,
recebeu o troféu do gerente de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda.
A região Norte foi representada na premiação pelo Acre, que faturou a vitória com o Programa REM – REDD Early Movers, uma iniciativa inovadora que premia os pioneiros da proteção florestal e da mitigação do clima. A finalidade do projeto é apoiar com “financiamento ponte” implementadores de programas jurisdicionais de REDD+ para fortalecer sua autonomia e sustentabilidade. O fomento é realizado por meio de remuneração baseada nos resultados adequadamente documentados e verificados de redução de emissões por desmatamento.
Essa é uma política pública com carimbo internacional, pois o governo do Acre fez uma parceria com o governo da Alemanha para a implementação e acompanhamento da política. O governador do estado, Gladson Cameli, participou da solenidade.
O último vencedor na categoria “Destaque Boas Práticas” foi o Mato Grosso do Sul, com a política Programa Contrato de Gestão. O projeto consiste em acordos assinados anualmente entre o Governador e os Secretários de Estado, nos quais são estabelecidos indicadores e metas a serem atingidos, assim como projetos e processos a serem executados pelos órgãos e entidades. A política é fruto de um diagnóstico feito a partir de diversos indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados desde a edição de 2015. Quem recebeu o troféu foi a secretária de Administração do Estado, Ana Nardes.
O CLP também premiou o estado de Goiás na categoria “Destaque Crescimento”, o estado que mais cresceu nos quatro pilares mais pesados nas quatro últimas edições do Ranking de Competitividade dos Estados: Segurança Pública, Infraestrutura, Sustentabilidade Social e Solidez Fiscal. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, representou o estado na solenidade.
O Prêmio Excelência em Competitividade foi entregue no evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, durante o 12º Congresso Consad de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.