Luzes verdes iluminam a fachada da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) durante o mês de abril. A ação faz alusão a campanha Abril Verde de conscientização para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, numa iniciativa da atual Mesa Diretora da Casa. A intenção é concentrar, anualmente, nesse período, uma série de atividades disseminadoras da cultura de prevenção.
“A Câmara de Vereadores se insere nesse movimento, que é de fundamental importância, e encoraja que empresas, públicas e privadas, estimulem a prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Afinal, o bem estar do trabalhador é fundamental em qualquer ramo de atividade”, comentou o presidente da CMJP, Marcos Vinícius.
O paraibano, técnico em Segurança do Trabalho José Nivaldo Barbosa de Sousa, juntamente com a engenheira de Segurança do Trabalho Maria Aparecida Rodrigues Estrela, idealizou o Abril Verde, mês dedicado a prevenção dos acidentes do trabalho e adoecimento ocupacional, em 2014, tornando a cidade de João Pessoa pioneira através da Lei nº 12.814/2014, de autoria do então vereador Ubiratan Pereira, Bira (PSD).
O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: dia 7, Dia Mundial da Saúde, e 28, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.
Sessão especial
Esta prevista na agenda da CMJP, para o próximo dia 26 de abril, em horário a ser confirmado, uma Sessão Especial proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT), que pretende “debater e apontar soluções para reduzir os índices de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais decorrentes no município de João Pessoa”.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.