CMJP debate política de assistência às portadores de TEA
18 de abril de 2024
Redação

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão especial na tarde desta quarta-feira (17) para discutir políticas públicas destinadas ao tratamento e diagnóstico precoce de pessoas com autismo, abordando áreas como educação, saúde e assistência. A iniciativa, proposta pelo vereador Durval Ferreira (PL), teve como objetivo promover o debate sobre a importância de políticas que atendam às necessidades das crianças autistas e compartilhar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando uma maior qualidade de vida e serviços específicos para essa comunidade.

Representantes de entidades públicas e privadas, pais de crianças autistas e profissionais da área participaram do evento, enfatizando a necessidade de inclusão e adaptação de espaços para pessoas com autismo. Rebeka Ferreira, diretora clínica da “Rede Reviver”, destacou os desafios enfrentados pelos autistas, incluindo questões sensoriais e a necessidade de tratamento adequado, principalmente na rede pública.

Celane Medeiros, mãe de uma criança autista, compartilhou sua experiência pessoal e ressaltou os desafios do diagnóstico e do enfrentamento do preconceito e da falta de informação sobre o autismo.

Saionara Araújo, diretora do Centro de Referência em Doenças Raras de João Pessoa, salientou a importância do debate na CMJP para fornecer informações e orientações sobre o autismo, visando um atendimento integrado e de qualidade.

Érica Oliveira, psicóloga da “Rede Reviver”, abordou os desafios futuros para pessoas autistas, especialmente no contexto da educação inclusiva e do mercado de trabalho, destacando a necessidade de pensar nas perspectivas de vida adulta desses indivíduos.

Compartilhe: