CMJP homenageia servidor judiciário

Na tarde desta terça-feira (21), em uma propositura da vereadora Sandra Marrocos (PSB), aconteceu uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Pessoense ao jornalista e servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) Fernando Antônio Freitas Patriota, natural de Tabuleiro do Norte, no Ceará. A solenidade, que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foi secretariada pela vereadora Helena Holanda (PP) e prestigiada por familiares e amigos do homenageado.



A vereadora justificou a homenagem pelos 24 anos de serviços prestados pelo jornalista à sociedade paraibana e ao TJPB. Ela fez uma narrativa da trajetória de vida do novo cidadão pessoense, destacando o amor fraterno de sua numerosa família de 11 irmãos. “Fernando Patriota é alguém que contribui para cena política e cultural de João Pessoa. Sinto-me bastante honrada em homenagear a um filho de Otacíĺio Batista”, discursou a vereadora, referindo-se ao conhecido repentista, já falecido.



Uma das filhas do homenageado, Cecília Patriota, destacou o seu orgulho nordestino da poesia e do repente que impulsiona sua trajetória profissional. “Essa homenagem é a confirmação formal de sua união estável com a cidade João Pessoa”, disse.



O novo cidadão pessoense agradeceu à vereadora e à CMJP pela homenagem; e à família, amigos e colaboradores pela parceria e sua trajetória de vida. “Para termos êxito na vida precisamos de parcerias e da força da família. Sempre tive a força principalmente da minha mãe e de toda minha família, que para mim é um presente. Agradeço também a cidade de João Pessoa por ter nos acolhido de forma muito oficial”, destacou.



O jornalista ainda convidou a população a participar do tributo a seu pai, o cantador, violeiro e repentista Otacílio Batista, no dia 29 de setembro, a partir das 19h, no Bar do Baiano, no Bancários.



O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, pontuou o evento com a execução do Hino Nacional e das canções ‘Apenas um Rapaz Latino-americano’ e ‘Meu Sublime Torrão’.



Assista à solenidade na íntegra aqui.



O homenageado



Fernando Antônio de Freitas Patriota nasceu em Tabuleiro do Norte (CE), no dia 03 de junho de 1969. Em 1971, com dois anos de idade, foi morar em Fortaleza (CE). Na Capital cearense, Fernando Patriota morou até o ano de 1977, quando veio para João Pessoa, com 8 anos de idade.



Terminou o ensino médio em 1987 e, em seguida, fez Jornalismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1992, presta concurso para o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e, aprovado para técnico judiciário, vai trabalhar na comarca de Pombal, Sertão da Paraíba. Em seguida, passada pelas comarcas de Itabaiana, Cabedelo e João Pessoa. Atualmente é assessor do TJPB na Capital.