CMJP realiza mais uma edição do “Câmara no seu Bairro”
30 de novembro de 2023
Redação

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na noite desta quinta-feira (30), mais uma edição do projeto “Câmara no seu Bairro”. A audiência aconteceu na Escola Municipal Dom Helder Câmara, no Valentina, e reuniu vereadores e moradores dos bairros Valentina de Figueiredo, Mussumagro, Paratibe, Planalto da Boa Esperança, Sonho Meu, Colinas do Sul e Gervásio Maia.

O primeiro inscrito foi Luciano Celso, morador do Valentina, que solicitou ampliação dos serviços de saúde nos postos do Valentina, uma vez que, segundo ele, as policlínicas existentes concentram os atendimentos e estão superlotadas.

Iago Emanuel, também do Valentina, parabenizou a Administração Municipal pelas ações de pavimentação que estão sendo feitas no bairro e solicitou a conclusão do Parque Municipal do Cuiá, além da ampliação das linhas de ônibus que fazem a rota Valentina – Mangabeira.

Marcos Antônio, do Mussumagro, pediu uma creche para o bairro, além de melhorias no cemitério do municipal existente que, segundo ele, está interditado.

Edvaldo Batista, morador Valentina, solicitou a municipalização do campo de futebol do bairro Nova Mangabeira para o atendimento dos moradores, além de melhorias na infraestrutura de algumas ruas da região.

Entre os vereadores, o primeiro orador foi Marmuthe Cavalcanti (Republicanso) que afirmou ser uma feliz coincidência poder participar da sessão itinerante no seu bairro de origem. “Fico feliz em poder ver a participação das pessoas que lutam por melhorias no segundo maior bairro de João Pessoa”, declarou.

Marcos Henriques (PT) falou que o Valentina merece o olhar de todos os vereadores. Segundo ele, é preciso ampliar o número de escolas do bairro, uma vez que as unidades existentes estão superlotadas. O parlamentar também destacou a necessidade de se construir um centro especializado no atendimento às pessoas com autismo no bairro, e que as linhas de ônibus devem ser ampliadas para atender toda a população da localidade.

O vereador Bosquinho (PV) ressaltou que a população do Valentina está vendo uma verdadeira revolução no bairro, com inúmeras obras. “São muitas intervenções por todo o bairro, como o Parque Linear do Valentina, o novo Mercado Público, o Terminal de Integração, entre tantas outras”, destacou.

Junio Leandro (PDT) reforçou que, de forma gradativa, o bairro do Valentina vem ganhando obras de infraestrutura, sobretudo no que se refere ao calçamento de ruas. No entanto, segundo ele, ainda há muito o que melhorar, principalmente no tocante ao número de ônibus que atendem a região.

Tarcísio Jardim (PP) agradeceu a presença de todos os moradores e pediu que a população cobre os seus direitos. “A luta é de todos, e os vereadores estão aqui para atender toda a população, principalmente aquelas que mais precisam”, enfatizou.

Aberta novamente a fala à população, o morador do Colinas do Sul II Antoniel Souza solicitou a presença dos vereadores no bairro, cobrou ações de mobilidade urbana, obras de calçamento e áreas de lazer para atender a região. Já Francisco Oliveira, morador do bairro Sonho Meu, pediu mais atenção para a área de Saúde, com a oferta maior de médicos nos postos do bairro.

Márcio da Silva, morador do Valentina, pediu a volta do projeto cultural ‘Circuito das Praças’ que, segundo ele, é de extrema importância por levar esporte e cultura para os equipamentos públicos da cidade, como praças e parques.

O vereador Coronel Sobreira (MDB) finalizou dizendo que a atual gestão da Prefeitura de João Pessoa vem fazendo uma verdadeira reconstrução nos PSFs e nas UBSFs dos bairros. No entanto, com relação ao transporte público, ainda há muitos problemas a serem corrigidos em toda João Pessoa, sobretudo, nos bairros mais afastados.

Maria da Conceição, moradora de Paratibe, pediu mais escolas para o bairro, uma vez que no local só existem duas e estão superlotadas. Na área de infraestrutura, a moradora solicitou o calçamento de ruas com o saneamento básico.

O presidente do Legislativo Pessoense, Dinho Dowsley (Avante), agradeceu a presença de todos, disse que o debate é muito importante para o fortalecimento da democracia e que as críticas construtivas são necessárias para melhorar o trabalho dos vereadores. “É importante discutir com a população para buscar as melhorias para todos”, finalizou.

Além do presidente, participaram dessa edição do “Câmara no seu Bairro” os vereadores Bosquinho, Coronel Sobreira, Junio Leandro, Marcos Henriques, Marcílio do HBE (Patriota), Marmuthe Cavalcanti, Professor Gabriel (Avante), Tarcísio Jardim e Zezinho Botafogo (PSB).

O “Câmara no Seu Bairro” começou em agosto, no Bairro dos Estados. A última sessão itinerante deste ano será no dia 14 de dezembro, reunindo os moradores do Centro, Torre, Cruz das Armas, Róger, Jaguaribe e Ilha do Bispo.

Compartilhe: