CMJP realiza sessão especial para celebrar centenário do PCdoB
23 de março de 2022
Redação

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou nesta quarta-feira (23), sessão especial para celebrar o centenário do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A sessão reuniu diversos membros e dirigentes, tanto do PCdoB, quanto de outras siglas partidárias.
O vereador Marcos Henriques (PT), autor da propositura, falou da importância e da alegria de celebrar o centenário do PCdoB. “O partido é o mais antigo do país, viveu mais de 60 anos na clandestinidade e foi o partido que fez o maior número de mártires em causa da democracia e do socialismo e por tudo isso o PCdoB é um símbolo de luta pela liberdade e pelo direito dos trabalhadores do país e sempre defendeu a unidade do povo e das forças progressistas. Por isso, é uma legenda respeitada por todas as forças democráticas e progressistas brasileiras, sendo um filho legítimo da classe operária e do valoroso povo trabalhador ”, afirmou.
Para Lourdes Meira, integrante da direção do PCdoB de João Pessoa, comemorar 100 anos de um partido que passou a maior parte desse tempo na clandestinidade é um feito maravilhoso. “Sinto-me muito honrada em pertencer a essa família. É uma história de luta, de muita garra e alegria e, apesar de tudo, vale a pena ser comunista”, destacou.
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Jackson Macedo, disse que quando o PT foi fundado o PCdoB já existia há 50 anos e a luta dos comunistas é referência para todos que fazem o partido dos trabalhadores.
Rose Cruz, membro da direção estadual do PCdoB, falou que o partido reconhece o valor das mulheres. “As mulheres de fato têm um lugar para sentar à mesa das decisões do partido, presidido no estado e nacionalmente por mulheres, sendo de fato um partido que luta pelo povo, pelo Brasil, para que o processo democrático seja inclusivo”, acrescentou.
O presidente municipal do PCdoB, Jonildo Cavalcanti, afirmou que o partido tem 100 anos de uma história que se confunde com a história do Brasil. “A nossa luta e a nossa bandeira é em defesa do povo brasileiro, de uma vida digna para o trabalhador do campo e da cidade, se contrapondo a tudo o que estamos vivendo hoje, do fascismo e das perdas que o povo vem somente acumulando. Nesse ano de eleições buscamos e defendemos a reconstrução nacional”, finalizou.
Presenças
As presidentes estadual e nacional da legenda, Gregória Benário e Luciana Santos, respectivamente, participaram de forma virtual com mensagens de felicitações ao centenário do partido. Também estiveram presentes os deputados estaduais Anísio Maia (PT) e Inácio Falcão (PCdoB), além do ex-vereador Wateau Rodrigues, da atual vereadora pelo PCdoB de Campina Grande, Jô Oliveira, a presidente municipal de Campina Grande do partido, Glauce Jácome, entre outros.

Compartilhe: