Com apoio do Sebrae Paraíba, Areia promove curso de sommelier de cachaça 
19 de abril de 2022
Redação

Dando continuidade às ações de fortalecimento do segmento da cachaça no estado, a Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA), com apoio do Sebrae Paraíba, promove, dessa segunda (18) até a próxima quarta-feira (20), o curso básico de sommelier de cachaça. Ministrada pelo primeiro master blender com registro profissional no Brasil, Nelson Duarte, a capacitação está sendo realizada no Hotel Triunfo, em Areia, e terá 24 horas de carga horária.

A capacitação terá duração de três dias e objetiva auxiliar na formação de especialistas no serviço da cachaça, buscando desmistificar a relação do produto com o apreciador. Para isso, será ofertada a abordagem prática da análise sensorial voltada especificamente para a cachaça, com foco no conhecimento e na identificação de um bom produto.

Ao todo, conforme explicou a gerente regional do Sebrae Paraíba em Guarabira, Jacy Viana, a oficina conta com 25 participantes, entre estudantes, professores, empresários e interessados no tema. Conforme salientou, o curso integra a programação técnica do Areia Mostra Cachaça, evento que está em sua primeira edição e será realizado nos dias 22, 23 e 24 deste mês no Centro de Ciências Agrárias (CCA) do campus da UFPB em Areia.

“O Sebrae apoia o evento porque vai proporcionar a disseminação do conhecimento sobre a cachaça, através de capacitações como oficinas, seminários e palestras, além de valorizar o produto com exposição e disseminação das marcas da região. Outro fator importante é que a mostra atrairá turistas para o município, movimentando o turismo e a economia de toda uma região”, destacou Jacy Viana.

Programação – Entre os destaques da vasta programação do evento estão as palestras sobre “Boas práticas de fabricação”, com o professor José Felix Neto; “Tecnologia da fermentação”, com o professor Normando Ribeiro; e “Além do shot: a compreensão e aplicação da cachaça inserida na gastronomia”, com a consultora Isadora Fornari; mesas redondas sobre “Colecionismo de cachaça” e “O papel das confrarias de cachaça”; visitas técnicas a engenhos da região e feira de cachaças com apresentação de artistas locais, no ginásio do campus da UFPB em Areia.

Além do Sebrae Paraíba, também apoiam a I Areia Mostra Cachaça a Fapesq, Fecomércio, Senai, Senar, Banco do Nordeste, UFPB, UEPB, PacTcPB, Atura, entre outros. As inscrições para as palestras e demais capacitações durante a mostra poderão ser feitas no próprio local do evento, de forma presencial.

Compartilhe: