Com dívidas, empreendedores estão cautelosos ao buscar crédito
Dados da pesquisa mostram que a média dos que procuraram empréstimo desde o início da pandemia da Covid-19 se mantém em 43% desde 2021. Além disso, em relação aos gastos periódicos, a maioria dos pequenos negócios (59%) relataram ter mais de 30% dos custos mensais comprometidos com dívidas e empréstimos, enquanto somente 36% dos respondentes disseram ter menos de 1/3 dos gastos comprometidos.
Neste sentido, o Sebrae faz algumas recomendações no sentido de organizar as finanças. Entre elas, está a importância do planejamento e organização financeira, que podem preparar o empreendedor para passar por fases de alta de juros e inflação. Outra alternativa para os empresários que estão com dívidas e empréstimos para aliviar o comprometimento mensal é buscar uma negociação da dívida direto com as instituições financeiras, e/ou substituir os empréstimos atuais por outros que tenham uma taxa de juros menor e com um prazo mais ajustado a realidade da empresa. A sugestão é da analista técnica do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo.
“O empresário precisa saber o quanto cabe no orçamento mensal da empresa para negociar os empréstimos ou financiamentos, ou seja, qual sua capacidade de pagamento. A decisão pelo endividamento deve ser consciente e compatível com a estrutura financeira do negócio. É preciso conhecer e fazer um gerenciamento financeiro adequado e conhecer a dinâmica de funcionamento do mercado de crédito”, afirmou a analista.
Visando ajudar os empresários, o Sebrae disponibiliza consultorias através de agente de crédito e finanças que tem o objetivo de prover orientação para a melhoria da gestão financeira e acesso a crédito. “Pode ser atendido tanto o microempreendedor individual, quanto donos de microempresas e empresas de pequeno porte”, frisou.
Sebrae 50+50 - Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.