Comarca de Rio Tinto comemora Dia dos Povos Indígenas com visita de alunos potiguaras
11 de agosto de 2023
Redação

Alunos do Ensino Médio da Escola Indígena Lopes Ribeiro, do Povo Potiguara, visitaram, nessa quarta-feira (9), a sede do Fórum da Comarca de Rio Tinto. Eles foram recepcionados pelo juiz-diretor da unidade, Judson Kildere Nascimento Faheina, que lembrou ser, naquela data, comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Justiça estadual no Município.

O magistrado, que apresentou e explicou sobre os setores existentes no Fórum, inclusive, o auditório de Tribunal do Júri, ressaltou que a visita dos alunos reforça a orientação da gestão do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, de aproximar, cada vez mais, a Justiça da sociedade, do cidadão.

“Durante a realização de um Webinar que tratou sobre o Sistema de Justiça e a Construção da Justiça Social, o desembargador João Benedito falou sobre a importância das pessoas conhecerem a Justiça, levar às escolas, ao povo. Por isso, nós estamos convidando e recebendo de portas abertas não só alunos da rede de ensino, mas também, instituições e cidadãos que queiram conhecer como funciona o Poder Judiciário aqui em Rio Tinto”, salientou o magistrado.

O diretor do Fórum enfatizou que, além de aproximar a escola ao Judiciário, a visita possibilita aos estudantes um conjunto de práticas e saberes ligados à arte da expressão oral e gestual, contribuindo ainda para uma função social, gerando mecanismo de cidadania, sobretudo, aliado à possibilidade de vários outros segmentos da sociedade terem esse contato com o Judiciário e saber como ele funciona.

Acompanharam a visita dos alunos a técnica judiciária, servidora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) Indígena, existente na Comarca de Rio Tinto, Jaílza Hortêncio da Silva, e a professora da disciplina Etno História, Maria Cleide dos Santos da Silva, que, também organizou a ação.

Compartilhe: