Comenda Darcy Ribeiro é entregue ao professor Reinaldo Simões

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu, na manhã de segunda-feira (18), a Comenda Educador Darcy Ribeiro ao professor Reinaldo de Almeida Simões Júnior. A homenagem foi de propositura do vereador Marcílio do HBE (Patriota) e reuniu familiares, amigos e colegas de profissão do homenageado.

“É mais do que justa essa homenagem. São 50 anos de vida atuante na educação, contribuindo com toda sua dedicação na formação de vários jovens, várias pessoas que hoje são grandes”, justificou Marcílio do HBE, agradecendo ainda a oportunidade de realizar esta homenagem. “É uma simples homenagem, mas de coração, de reconhecimento. Quero que Deus nos abençoe para estarmos sempre juntos nessa caminhada de formar gerações e gerações”, enfatizou.

O diretor adjunto legislativo da CMJP, João Ágrima, parabenizou a Câmara pela aprovação de forma unânime da homenagem proposta por Marcílio do HBE. “Vocês prestam uma justa e técnica homenagem a quem realmente merece”, enfatizou, destacando os 50 anos do homenageado dedicados à educação. “Sou grato e privilegiado por estar aqui nesta tribuna, falar de um tio que é pai para mim, que me acolheu como seu filho. E o que fica é justamente o exemplo dele para a educação, para os profissionais e para a família”, declarou, chamando carinhosamente o homenageado de ‘tio Rei’.

Harlen Vilarim, secretário executivo de Esporte e Lazer da Paraíba, destacou sobre o homenageado: “A gente precisa de pessoas como Reinaldo trabalhando pela educação da nossa Paraíba, já que o esporte é ligado à educação”. Para ele, ter Reinaldo à frente de uma escola, que forma cidadãos, é muito benéfico.

O professor Adriano Santos ressaltou sua admiração e respeito ao trabalho de Reinaldo. “Falar dele é difícil porque a competência e o trabalho que ele desempenha durante esses anos são impressionantes. Reinaldo tem um discernimento incrível, um poder de conquista, de enxergar situações pertinentes ao trabalho pedagógico com muito equilíbrio, permitindo o avanço sem situações vexatórias. Sempre com muita paciência, ele consegue fazer com que o pedagógico avance. É uma homenagem muito bonita a um grande educador, com 50 anos de experiência”, opinou.

Por sua vez, o professor Luiz Augusto Paiva falou do seu sentimento em relação à convivência com o homenageado. “Nós temos consciência de que educamos muita gente, muitas pessoas que assumiram posições passaram pelas nossas mãos. Eu aprendi muito com você. Nós não passamos nessa vida à toa. Obrigado por você existir, você fez valer a pena”, declarou o colega, agradecendo ainda o gesto sensível do vereador Marcílio do HBE por homenagear, em vida, o valor de Reinaldo.

O ex-aluno e agora colega de profissão, Fernando Viana, destacou a sabedoria do homenageado para lidar com situações difíceis, seja coordenando alunos ou professores. “Com ele, aprendi a primeiro escutar para depois, de forma tranquila, serena, orientar. Ele sempre teve uma conversa muito boa, segura, firme”, revelou.

Educador agradece homenagem

Reinaldo Simões destacou a importância de Darcy Ribeiro, educador que nomeia a homenagem recebida, reconhecido por sua obra e atuação política em defesa da educação e igualdade social. “Devemos a Darcy o grande legado para o engrandecimento da educação brasileira". Ele ressaltou, ainda, o papel de Marcílio do HBE como ex-aluno, amigo de longa data e pessoa versátil que brilha no mundo dos esportes e hoje trilha “um lindo caminho na política com dignidade”, afirmou.

O homenageado citou ainda sua trajetória escolar e profissional, desde sua paixão por música, sua formação como educador e como os estudos acadêmicos na área de psicologia o ajudaram na sua visão de ensino, atentando-se para a necessidade individual de cada aluno e uma abordagem mais personalizada contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz. Ele ainda destacou o papel fundamental da família e dos que estiveram sempre ao seu lado.

“Tenho agradecimentos a todos vocês. Este é, sem dúvidas, um momento de celebração pessoal e profissional, no entanto é igualmente importante reconhecer e compartilhar o reconhecimento com aqueles que estiveram ao meu lado na minha jornada educacional e profissional ao longo desses anos. A educação é realmente pilar fundamental para o desenvolvimento de uma nação. É essencial que líderes e governantes reconheçam a importância da educação para o crescimento e o progresso da sociedade”, enfatizou.

E finalizou: “Que possamos seguir adiante caminhando com amor e compreensão, auxiliando uns aos outros na jornada de rumo à evolução humana e espiritual. Que a luz do entendimento e sabedoria nos guie sempre e que o amor seja a bússola que nos orienta em todos os momentos. A todos vocês minha imensa gratidão”, concluiu.