Comissão da ALPB visita Campina Grande

A Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização dos entes Federativos em Estado de Calamidade Pública da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) estará em Campina Grande nesta terça-feira (30), a partir das 15 horas, para conhecer as ações adotadas pela Prefeitura Municipal no combate ao coronavírus. O convite foi feito pelo deputado Tovar Correia Lima (PSDB). Ele disse que a  cidade vem sendo reconhecida nacionalmente pelo tratamento da doença com a adoção de um protocolo de saúde que está garantindo a redução da gravidade e números de internações em UTIs.

Entre as atuações o secretário de Saúde de Campina Grande, Felipe Reul, citou o Gabinete de Crise montado logo no início da pandemia, assim como preparação da rede de saúde, a testagem da população e o protocolo de tratamento precoce. Tovar esteve até o mês passado à frente da Secretaria de Planejamento e participou das ações de combate à covid e integrava o comitê gestor de crise.

Segundo o secretário, Campina Grande tem garantido uma redução no número de casos graves da doença por conta do tratamento precoce que inicia com a busca da população por um atendimento na UPA ou nos postos de saúde. Para ele, essa ação tem garantido a redução de casos graves da doença, inclusive do número de mortes. “Já na UPA o paciente recebe o diagnóstico e também a medicação para o tratamento em casa. A ampliação dos locais de testes que agora são realizados em 13 locais fez a diferença para esse resultado positivo. Campina é a cidade com mais casos recuperados na Paraíba, com um percentual baixo de mortes por conta da Covid-19”, afirmou.

Testagem – Entre as novas medidas no combate ao coronavírus, Campina Grande irá oferecer uma testagem mais segura e com resultados mais rápidos. De acordo com Felipe Reul, a Prefeitura está fechando contrato com laboratório para realização do teste Swab com resultado previsto para sair em até seis horas.

Outros pontos como a insalubridade de 40% para os profissionais de saúde, o processo seletivo para novas contratações, a disponibilização de leitos de hotéis para os profissionais da linha de frente, o direcionamento de ambulâncias do Samu exclusivas para a Covid-19, além da distribuição de máscaras de proteção e conscientização da população nas feiras, filas de bancos e centro da cidade, foram essenciais para tornar Campina Grande uma referência no combate ao coronavírus.