Conab atualiza custo de produção do abacaxi na Paraíba

Os produtores de abacaxi (Ananas comosus L.) da Paraíba devem ficar atentos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a atualização do custo de produção da fruta no estado. Os trabalhos serão concluídos até 5 de abril e os resultados serão divulgados no site da Conab.

A pesquisa é realizada remotamente, junto aos produtores, agentes financiadores e mercados agropecuários para levantar os dados necessários para a composição do custo de implantação por hectare da cultura de abacaxi na Paraíba.

O estado é o segundo maior produtor do país, com área plantada de 9 mil hectares e rendimento médio de 30.070 frutos por ha. As principais regiões produtoras localizam-se nos municípios do Litoral e do Agreste, com 272,2 milhões de frutos produzidos, representando 16,63% da produção nacional.

O estudo – Os custos de produção definidos pela Companhia são atualizados constantemente e utilizados para a elaboração das políticas públicas no país, nos segmentos ligados ao processo produtivo. A análise da Conab permite, posteriormente, lançar um olhar sobre a rentabilidade do produtor a partir das suas despesas e dos preços recebidos na sua comercialização.

O trabalho conta com a participação dos diversos agentes que compõem a cadeia produtiva das culturas envolvidas, como produtores rurais, vendedores de insumos, sementes e equipamentos, técnicos de empresas de extensão rural e consultorias agrícolas, além de cooperativas e associações.