Pela primeira vez, o Prêmio Congresso em Foco reconhecerá os parlamentares que mais se destacaram ao longo do ano na defesa de propostas legislativas e de ações públicas que contribuam para o desenvolvimento das chamadas “cidades inteligentes”. Deputados e senadores serão avaliados por um júri especializado e o resultado será divulgado no dia 29, às 19h, durante cerimônia que será transmitida online.
A categoria “Cidades Inteligentes” surge como uma resposta à crescente demanda por soluções urbanas que combinam tecnologia e participação cidadã no planejamento e desenvolvimento local. O reconhecimento destaca a atuação política que promove a integração de tecnologia, inovação e conhecimento para melhorar a qualidade de vida nas cidades, otimizar a eficiência dos serviços públicos e fomentar a sustentabilidade ambiental.
A escolha dos cinco congressistas mais bem avaliados na categoria oferecida pelo Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), foi feita por um júri especializado, com critérios como votações, proposição de medidas, participação em debates e outras iniciativas relacionadas ao tema.
O corpo de jurados é formado por representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica, além de um representante do próprio Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora da premiação. O júri também escolherá os melhores nas “Apoio à Indústria” e “Clima e Sustentabilidade”, assim como os melhores congressistas do país na Câmara e no Senado.
A premiação prevê um júri plural, composto por integrantes com variadas perspectivas político-ideológicas e perfis profissionais, todos de reconhecida reputação. Foram o grupo: Antônio Marcos Umbelino Lôbo, advogado da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria; Gabriela Nepomuceno, historiadora e especialista em políticas públicas do Greenpeace Brasil; Graça Costa, presidente do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap); Graziella Testa, cientista política e professora universitária; Laura Karoliny Nogueira, economista e diretora do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e do Insphas; e Edson Sardinha, diretor de redação do Congresso em Foco.
Votação geral e categorias
Os 25 melhores deputados, os 15 melhores senadores do Brasil e os cinco melhores por região em cada casa legislativa escolhidos pela população em votação online também serão conhecidos na cerimônia de quinta (29). O júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegem os melhores do ano.
Desde a primeira edição, em 2006, o Prêmio Congresso em Foco já foi concedido a parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas. Foram premiados 320 congressistas de todos os estados e do Distrito Federal.
O processo eleitoral online foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.