O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre, a partir desta segunda-feira (31), o período de convenções partidárias em todo o país. A data limite para a realização se estende até o dia 16 de setembro. Até lá, todos os partidos que têm seus pré-candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereador devem realizar suas respectivas convenções para lançarem oficialmente seus candidatos.
Definidos os nomes, os partidos têm até o dia 26 de setembro, às 19h, para registrarem suas candidaturas. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Ricardo Port, alertou para que os partidos não deixem para fazer esse registro de última hora, pois, por ser uma plataforma online, o sistema pode sobrecarregar e o interessado perder o prazo de registro. Caso esse prazo seja ultrapassado, não haverá outra oportunidade para realizar o registro.
Como novidade, devido à situação de pandemia que o Brasil e o mundo vivem e atendendo as recomendações médicas e sanitárias de isolamento social, os partidos poderão realizar suas convenções em formato virtual.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 15 de novembro. Já o segundo, caso necessário, ocorre no dia 29 de novembro.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.