A Paraíba é um estado de forte cultura política, constatação refletida nos números divulgados pela medição, que foi realizada de 12 a 16 de agosto de 2019.
O apresentador e editor do programa, Hermes de Luma, possui duas formações. Ele é jornalista e advogado, possuindo também MBA em Marketing Digital e Estratégico. Hermes é natural de Sapé (PB) e em breve completa 36 anos de carreira, sendo, destes, 25 anos cobrindo política.
Ele passou por toda a transformação da imprensa e trilhou por diversos veículos, até se tornar a referência no jornalismo político paraibano que é hoje. O apresentador estudou em escola pública e veio para João Pessoa fazer o curso de Mecânica, na Escola Técnica Federal da Paraíba. Sempre gostou de música, artes e desenho. Foi comentarista, editor-chefe do Portal Correio, coordenador de comunicação e hoje se reafirma como o número 1 no jornalismo político paraibano.
Para ele, o grande segredo deste crescimento é mostrar ao telespectador que embora a política seja um tema espinhoso e difícil, é necessário se ter conhecimento e ética. “A política está enraizada nas vidas das pessoas e em seu dia a dia. Qualquer decisão que passa na vida das pessoas tem uma opção política por trás. Tento popularizar a política, de forma que todos consigam acompanhar. As pessoas precisam ter essas informações para questionar a política e os políticos”, comenta o apresentador.
O produtor do programa, Felipe Ramos, fala também dos grandes desafios em tratar de temas tão relevantes: “Produzir o Correio Debate é uma oportunidade de garimpar os assuntos da política e aprofundá-los de tal forma que o telespectador possa sentir-se informado além do óbvio. E, claro, com a satisfação de apurar da melhor forma as informações mais importantes do segmento”.
O Correio Debate possui analistas de grandes renome estadual, como o diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação, Roberto Cavalcanti, que além de empresário, é diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e membro da Academia Paraibana de Letras (APL).
“O Sistema Correio conseguiu capturar o sentimento, o desejo e o sabor do paraibano e, com isso, se consegue atingir os lares dos telespectadores onde quer que eles estejam. Na verdade, é uma experiência extremamente valorosa. Eu sempre estive apreciando a TV no meu sofá, do outro lado, e quando você está sentado numa cadeira no programa, você consegue contribuir muito mais para os telespectadores”.
Jornalista política que é referência no estado e também comentarista do programa, Lena Guimarães fala como conduz o trabalho ao participar do programa. “A receita do sucesso da TV Correio não é um segredo. Está no slogan: ‘Jornalismo com ética e paixão’. Não temos preocupação em agradar poderosos, mas em levar a notícia verdadeira, sem qualquer maquiagem, para nossos telespectadores. Os paraibanos valorizaram esse compromisso e nos colocaram em 1° lugar no pódio do jornalismo paraibano”.
A TV Correio/Record TV vibra pelo desempenho do programa, assim como dos demais, e reafirma o compromisso com o telespectador, mostrando e sendo a mais transparente possível com os dados e informações que reafirmam essa característica, tida como missão.
“Além de crescermos na audiência, qualificamos também o nosso público com crescimento de 53,24% nas classes sociais A, B e C, de 25 a 49 anos”, comenta a diretora geral da TV Correio, Paula Gentil.
Fonte: Kantar Ibope Media – MW- João Pessoa – Agosto de 2019 – Seg a sex- 13h45 às 14h45 horário do Correio Debate: Shr% 41,79% individual, 28,91% TV Cabo Branco, 5,04% TV Tambaú, 3,42% TV Arapuan e 1,99% TV Manaíra.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.