Correio Debate: Liderança absoluta na TV

No campo da política e economia, a TV Correio, afiliada da Record TV na Paraíba, é a preferida do telespectador paraibano. Na terça (17), o KANTAR IBOPE MEDIA, líder global em dados, divulgou pesquisa na qual mostra que o Correio Debate, com Hermes de Luma, alcança um índice de 41,79% de share (participação) individual nas TVs paraibanas ligadas no horário das 13h45 às 14h45, de segunda a sexta, se comparada à emissora B, que ficou com apenas 28,91% na mesma faixa horária. Uma amostra de que na TV Correio, a qualidade sobre política e econômica também é primeiro lugar.





A Paraíba é um estado de forte cultura política, constatação refletida nos números divulgados pela medição, que foi realizada de 12 a 16 de agosto de 2019.

Bastidores



O apresentador e editor do programa, Hermes de Luma, possui duas formações. Ele é jornalista e advogado, possuindo também MBA em Marketing Digital e Estratégico. Hermes é natural de Sapé (PB) e em breve completa 36 anos de carreira, sendo, destes, 25 anos cobrindo política.

Ele passou por toda a transformação da imprensa e trilhou por diversos veículos, até se tornar a referência no jornalismo político paraibano que é hoje. O apresentador estudou em escola pública e veio para João Pessoa fazer o curso de Mecânica, na Escola Técnica Federal da Paraíba. Sempre gostou de música, artes e desenho. Foi comentarista, editor-chefe do Portal Correio, coordenador de comunicação e hoje se reafirma como o número 1 no jornalismo político paraibano.

Para ele, o grande segredo deste crescimento é mostrar ao telespectador que embora a política seja um tema espinhoso e difícil, é necessário se ter conhecimento e ética. “A política está enraizada nas vidas das pessoas e em seu dia a dia. Qualquer decisão que passa na vida das pessoas tem uma opção política por trás. Tento popularizar a política, de forma que todos consigam acompanhar. As pessoas precisam ter essas informações para questionar a política e os políticos”, comenta o apresentador.

O produtor do programa, Felipe Ramos, fala também dos grandes desafios em tratar de temas tão relevantes: “Produzir o Correio Debate é uma oportunidade de garimpar os assuntos da política e aprofundá-los de tal forma que o telespectador possa sentir-se informado além do óbvio. E, claro, com a satisfação de apurar da melhor forma as informações mais importantes do segmento”.

O Correio Debate possui analistas de grandes renome estadual, como o diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação, Roberto Cavalcanti, que além de empresário, é diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e membro da Academia Paraibana de Letras (APL).

“O Sistema Correio conseguiu capturar o sentimento, o desejo e o sabor do paraibano e, com isso, se consegue atingir os lares dos telespectadores onde quer que eles estejam. Na verdade, é uma experiência extremamente valorosa. Eu sempre estive apreciando a TV no meu sofá, do outro lado, e quando você está sentado numa cadeira no programa, você consegue contribuir muito mais para os telespectadores”.

Jornalista política que é referência no estado e também comentarista do programa, Lena Guimarães fala como conduz o trabalho ao participar do programa. “A receita do sucesso da TV Correio não é um segredo. Está no slogan: ‘Jornalismo com ética e paixão’. Não temos preocupação em agradar poderosos, mas em levar a notícia verdadeira, sem qualquer maquiagem, para nossos telespectadores. Os paraibanos valorizaram esse compromisso e nos colocaram em 1° lugar no pódio do jornalismo paraibano”.

Mais resultados



A TV Correio/Record TV vibra pelo desempenho do programa, assim como dos demais, e reafirma o compromisso com o telespectador, mostrando e sendo a mais transparente possível com os dados e informações que reafirmam essa característica, tida como missão.

“Além de crescermos na audiência, qualificamos também o nosso público com crescimento de 53,24% nas classes sociais A, B e C, de 25 a 49 anos”, comenta a diretora geral da TV Correio, Paula Gentil.

Comparação do share individual entre emissoras no horário indicado:





  • 41,79% Correio Debate


  • 28,91% Emissora B


  • 5,04% Emissora C


  • 3,42% Emissora D


  • 1,99% Emissora E




Fonte: Kantar Ibope Media – MW- João Pessoa – Agosto de 2019 – Seg a sex- 13h45 às 14h45 horário do Correio Debate: Shr% 41,79% individual, 28,91% TV Cabo Branco, 5,04% TV Tambaú, 3,42% TV Arapuan e 1,99% TV Manaíra.