A empresa Energisa está realizando uma operação para retirada de fios inoperantes de postes em alguns bairros do litoral. A ação é fruto de uma cobrança originária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Banda Larga, instalada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em 2021 para investigar os serviços prestados pelas operadoras de internet com atuação na Capital.
O relator da comissão, vereador Odon Bezerra (PSB), informou que a Energisa já removeu cinco toneladas de fios em desuso e de operadoras clandestinas da avenida Ruy Carneiro, Retão de Manaíra e subida do Altiplano. “Fico muito satisfeito de ver o resultado de um trabalho intenso realizado pela CPI da Banda Larga. O Centro da cidade já foi beneficiado com a limpeza visual realizada pela empresa Oi”, lembrou o parlamentar.
Odon Bezerra ainda informou que vai se reunir com a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, para definir os próximos bairros que serão contemplados com a ação de retirada de fios.
CPI da Banda Larga
A CPI da Banda Larga foi instalada pela CMJP no dia 13 de setembro de 2021 e contou com mais de dez reuniões realizadas, cada uma com mais de três horas, nas quais foram ouvidos depoimentos de consumidores, representantes de operadoras de internet, de órgãos de telecomunicações, de defesa do consumidor e da Prefeitura da Capital.
O relatório foi aprovado em fevereiro de 2022, apontando problemas encontrados pelos consumidores, entre eles, a poluição visual e o risco de acidentes provocados por fios soltos e emaranhados nos postes de energia elétrica. Dentre as sugestões propostas pelo relatório estava a elaboração de uma ação conjunta entre a Prefeitura de João Pessoa, a Energisa e as empresas de internet para organizar, programar e promover bairro a bairro a fiscalização e a limpeza dos postes e fiação.
Composta por sete integrantes, a CPI da Banda Larga teve como presidente a vereadora Eliza Virgínia (PP), como vice-presidente o vereador Bispo José Luiz (Republicanos), como relator o vereador Odon Bezerra (PSB) e como membros os vereadores Junio Leandro (PDT), Coronel Sobreira (MDB) e Carlão (PL).
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.