O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adriano Galdino, considerou que 2021 foi um ano histórico para o Poder Legislativo estadual, que conseguiu operacionalizar as emendas impositivas junto ao Executivo. Ele disse que, diferente de governadores anteriores, João Azevedo conversou com os deputados e já começou liberar as emendas impositivas. O valor individual de uma emenda impositiva no Orçamento Estadual é de R$ 1,7 milhão.
São 205 emendas impositivas, das quais 77 foram liberadas. O restante ainda essa por alguma adequação, por que apresentaram inconsistência. Com as emendas impositivas, o Executivo vai direcionar obras e ações determinadas nas emendas dos deputados, nos municípios e locais onde quer que R$ 1,7 milhão será aplicado.
Sobre seu futuro político, o presidente da Assembleia Legislativa adisse que continua com sua intenção de disputar a indicação como vice-governador na chapa encabeçada por João Azevedo, mas não faz disso “um cavalo de batalha”. Adriano espera a janela partidária para deixar o PSB. Sua permanência no Avante dependerá das circunstâncias nacionais, especialmente no que se refere a aplicação da regra da federação – que impõe uma aliança de, no mínimo, quatro anos, entre partidos políticos e que vale para todo território nacional.
Assista abaixo o bloco da entrevista do deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, no programa Correio Debate, da TV Correio.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.