A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) apresentou, durante o 4º Encontro da Defensoria Pública, sua nova identidade visual. A mudança foi aprovada pelo Conselho Superior da instituição e passa a ser de uso obrigatório a partir da próxima segunda-feira (17), com a publicação da Resolução N° 152/2025-DPPB/CS no Diário Oficial da DPE-PB.

A nova marca foi desenvolvida pela equipe da Diretoria de Comunicação da DPE-PB e expressa a missão da Defensoria Pública de acolher cada paraibano e lutar pela garantia dos seus direitos, transformando realidades por meio da escuta ativa e do acesso à justiça.
Durante a apresentação da nova logo, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, ressaltou que a atualização da identidade visual reflete uma Defensoria mais moderna, próxima e humana.
“Essa nova marca representa o movimento da Defensoria para o futuro, mas sem perder sua essência. Ela expressa nossa missão de acolher cada paraibano, de proteger o direito de cada pessoa e de transformar realidades através da justiça e da escuta ativa. É uma marca que carrega o coração da nossa instituição: o povo paraibano.”
O novo logotipo une as iniciais “d” e “p” nas cores verde e azul. No centro, a silhueta do mapa da Paraíba reforça o vínculo com o território e com o povo paraibano. As cores foram escolhidas para expressar o equilíbrio entre acolhimento e solidez. O verde, tradicional na história da Defensoria, também transmite esperança e renovação. Já o azul, incorporado à nova paleta, representa confiança, segurança e estabilidade, reforçando a credibilidade e a serenidade que a DPE-PB inspira no cidadão.
De acordo com a diretora de Comunicação da DPE-PB, Larissa Claro, a implementação da nova identidade ocorrerá de forma gradual na sinalização da Defensoria Pública. Entretanto, todos os documentos e comunicações oficiais emitidos pela Defensoria já deverão adotar a nova marca, conforme o Manual de Uso da Identidade Visual, que estará disponível para consulta no site institucional da DPE-PB na próxima segunda-feira (17).
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.