O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, e diversos deputados participaram, na tarde desta terça-feira (17), da solenidade de autorização do pagamento de impositivas incluídas pelos parlamentares no orçamento estadual de 2025. O evento, comandado pelo governador João Azevêdo, aconteceu na Sala de Multiusos do Centro de Convenções do Estado e contou também com a presença de vários prefeitos.
Na oportunidade, João anunciou a liberação de recursos de cerca de R$ 170 milhões, que impactarão a economia de 204 municípios paraibanos e entidades nas áreas de saúde, educação e infraestrutura urbana, dentre outras ações.

“Essa é uma maneira que o Estado, junto com a Assembleia, encontrou para fazer o recurso chegar cada vez mais rápido aos municípios. Então, é uma ação que integra o Poder Legislativo com o Poder Executivo”, ressaltou o governador João Azevêdo, lembrando que os recursos liberados resultam de uma ação que gera emprego, renda, porque são quase R$ 170 milhões injetados na economia do Estado. “Todos os deputados são atendidos, sem distinção, e com princípio de igualdade”, declarou o governador.
O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, ressaltou que o ato representa mais um reconhecimento do governador João Azevedo ao diálogo permanente que ele mantém com o Poder Legislativo. “É um gesto, uma atitude de reconhecimento e de grandeza que tem o governo do Estado, por entender a importância das emendas impositivas e por entender que os deputados também podem fazer suas restrições de obras e de benefícios para as suas bases, tudo em parceria com o governo do Estado”, disse.
Para o deputado Chico Mendes, líder do governo na Assembleia Legislativa, o ato representa o respeito do governador João Azevedo ao parlamento, aos 223 municípios paraibanos, à sociedade civil organizada e a todos que fazem o estado da Paraíba. “É um sentimento de alegria compartilhar com a Paraíba e os paraibanos esse momento. Hoje, nós estamos, obviamente, a cada via, sob presidência de Adriano Galdino, coordenando, avançando cada vez mais com o aumento das emendas impositivas, de forma significativa, com essa relação boa que a Assembleia tem hoje com o governo do Estado, e institucionalmente com os demais poderes, que faz a diferença. Eu acho que esse momento é o momento de comemorar, de compartilhar, de dividir com a Paraíba o bom momento que a Paraíba vive”, acrescentou.
O deputado Tovar Correia Lima disse que o mecanismo que foi criado pelos deputados estaduais da Paraíba, que já existia no Congresso Nacional e nos demais estados da federação, é uma forma democrática de distribuição do orçamento.
O evento, no Centro de Convenções do Estado, reuniu coleções de parlamentares e prefeitos de todas as regiões da Paraíba, festivando uma conquista das mais importantes da Assembleia Legislativa, que possibilita a todos os seus 36 membros, da bancada governamental e da oposição, o direito de analisar, opinar e participar da distribuição dos recursos do orçamento estadual, de forma equânime e democrática.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.