A premiação do Desafio Nota 1000 foi realizada nesta quarta-feira (18), durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, em João Pessoa. O concurso de redação é promovido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e o Detran-PB, voltado para alunos da rede estadual. Ao todo, 32 estudantes foram premiados, com seis deles reconhecidos na cerimônia com notebooks pelas melhores redações sobre o tema “A Cultura de Paz no Trânsito”.
Criado em 2020, o Desafio Nota 1000 busca estimular a produção textual e preparar os alunos para o Enem. José Carlos Ribeiro, coordenador do programa, destacou que o concurso também promove reflexões sobre temas importantes, como o trânsito, com a participação de 9.800 estudantes nesta edição.
O secretário de Educação, Wilson Filho, parabenizou os estudantes e professores, destacando o impacto da parceria com o Detran-PB na formação cidadã dos alunos. “Estamos formando escritores e cidadãos conscientes”, afirmou.
Entre os premiados, Jammyly do Nascimento, da ECIT João Úrsulo, em Pedras de Fogo, contou como o concurso a ajudou a aprofundar seus conhecimentos sobre os desafios do trânsito e a importância de propor soluções. Ela também celebrou a conquista do notebook, que será essencial para seus estudos.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, e representantes da PRF e Semob, que reforçaram a importância da educação para o trânsito.
A premiação continuará nas próximas semanas em outras cidades, valorizando o protagonismo regional dos estudantes. O evento marcou também o início da Semana Nacional do Trânsito, com atividades educativas até o dia 25 de setembro.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.