Desembargador Leandro dos Santos assume TRE-PB e vai comandar as eleições
9 de março de 2022
Redação

O desembargador Leandro dos Santos assumiu, ontem à tarde, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Leandro dos Santos vai comandar as eleições deste ano, na Paraíba.
Antes de sua posse, a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti foi efetivada como integrante do pleno do TRE.
A indicação de Fátima Bezerra se deu, à unanimidade, pelo Pleno do Tribunal de Justiça./
Na composição do TRE, são dois desembargadores indicados e, pelo sistema de rodízio, o vice-presidente assume a vaga deixada pelo presidente após mandato de dois anos.
Na vaga do vice, outro desembargador é escolhido para compor a corte eleitoral.
Fátima Bezerra, na próxima semana, será empossada no cargo da vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e também passa a responder pela corregedoria da Corte.
A cerimônia de posse do novo presidente do TRE aconteceu no formato híbrido.
Muitas autoridades – como o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Saulo Benevides; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino e o governador João Azevedo – participaram de forma online.
O novo presidente do TRE substitui o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que se despediu da corte eleitoral na semana passada.
Joás ficou como presidente entre novembro de 2020 e março deste ano, somando 16 meses no comando do TRE da Paraíba.
Ele esteve à frente das eleições municipais de 2020, marcada por um período crítico da pandemia.
O desembargador Leandro dos Santos atuou como vice de Joás e disse, em sua posse, que a responsabilidade aumenta, mas destacou que conviveu com essa experiência de uma eleição em plena pandemia.
Na sessão do Pleno do TJPB, realizada na manhã de hoje, o Desembargador Saulo Benevides parabenizou o novo presidente da Corte Eleitoral, como também a Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão que na próxima segunda-feira tomará posse como Vice-Presidente e Corregedora do TRE-PB. “Tenho certeza que será uma gestão muito eficiente, tanto do Desembargador Leandro como da Desembargadora Fátima. São pessoas competentes, que têm experiência em gestão e vão fazer um excelente trabalho à frente do TRE”, afirmou.
O chefe do Executivo estadual parabenizou a nova diretoria do TRE-PB, desejando que cumpra a missão concedida de forma exitosa. “Eu desejo êxito ao desembargador Leandro dos Santos, e à desembargadora Fátima Bezerra, que têm histórias brilhantes e reconhecidas na magistratura paraibana. Tenho certeza de que a missão abraçada e tão desafiadora será realizada com as competências que lhes são peculiares, fortalecendo a cidadania e a nossa democracia”, comentou João Azevêdo.
Em seu pronunciamento de posse, o desembargador Leandro dos Santos ressaltou a satisfação de presidir a Corte Eleitoral e falou sobre os desafios do cargo. “Chegando este momento na presidência da Corte Eleitoral prometo dedicação e lealdade. Aqui encontro um corpo de servidores do mais alto nível profissional, onde tudo é bem feito. Somo o meu esforço ao deles, para atingirmos um ideal que representa a própria razão de ser da democracia. Sei dos desafios, sei do clima que se avizinha, mas estamos preparados. Não seremos coniventes com os desvios de comportamento ou com ilicitudes, por isso, conclamo que as eleições sejam realmente uma festa da democracia e não um jogo sujo pelo poder”, frisou.
O desembargador Leandro dos Santos ainda fez um agradecimento ao seu antecessor na presidência do TRE-PB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho. “Agradeço ao desembargador Joás de Brito Pereira Filho por conduzir essa Corte pelo caminho correto, sempre zelando pelos interesses republicanos. Ele conduziu a transição com espírito público, de homem honrado e consciente de suas responsabilidades. Só tenho a agradecer pela postura do desembargador Joás. Agradeço a todos, vamos à luta, temos muito para fazer”, finalizou.

Compartilhe: