Na tarde desta quarta-feira (14), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão administrativa, realizou eleição para o cargo de vice-presidente da Corte de Justiça, em razão da aposentadoria do desembargador Marcos William de Oliveira. A eleição foi conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva.
Concorreram ao cargo o desembargador João Alves da Silva e a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes. Após encerrado o processo de votação, o desembargador João Benedito proclamou o resultado. Foram computados 16 votos, sendo 12 votos para a desembargadora Maria das Graças e quatro votos para o desembargador João Alves.
O presidente do Tribunal, que se absteve de votar, parabenizou os dois candidatos.
O desembargador João Alves da Silva agradeceu os votos recebidos. Já a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, a mais votada, expressou gratidão pela sua eleição. “Rogo a Deus que supra as minhas limitações e assumo o compromisso de levar adiante a missão para a qual fui escolhida: cumprir com responsabilidade as atribuições do cargo, como já o fiz na gestão anterior”.
A desembargadora, que ocupou o cargo de vice-presidente na mesa diretora anterior, disse que está retornando para somar. “Espero contar com o apoio de todos os membros, servidores e colaboradores dessa respeitável Corte, a quem reitero os meus agradecimentos pela escolhida de sempre”, afirmou.
Posse – A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes tomou posse na mesma Sessão em que foi eleita vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba. Ocasião em que foram feitas as homenagens à empossada.
O presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, juiz Alexandre Trineto parabenizou a desembargadora Maria das Graças pela eleição. “Vossa Excelência tem muito a contribuir com a experiência e com o bom trato que lhe é peculiar”, comentou.
Representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba o advogado Luciano Alencar de Brito Pereira prestou homenagem à desembargadora Maria das Graças. Ele destacou o fato dela sempre receber os advogados em seu gabinete com atenção. “É motivo de muito orgulho vê a senhora alçar a esse cargo. Meus votos são de pleno êxito”.
Em nome do Ministério Público estadual falou a procuradora de Justiça, Lurdélia Diniz, a qual ressaltou a garra e determinação da desembargadora Maria das Graças, realçando as características de uma mulher que é profissional, mãe e esposa. “Meus parabéns para amiga desembargadora, que pela segunda vez assume esse cargo”.
A desembargadora Maria de Fátima Bezerra falou em nome do Tribunal de Justiça da Paraíba e destacou o perfil da empossada como sendo sempre uma pessoa soberana, forte, guerreira e que não cede aos embates da vida. “Dizer da minha gratidão de poder revelar toda admiração, respeito que eu tenho a Maria das Graças”.
Ao encerrar a Sessão, o desembargador João Benedito comentou que “a desembargadora Maria das Graças estava chegando na hora certa neste Tribunal, porque foi traçado pelo divino, para compôr a mesa diretora, numa eleição civilizada e democrática”.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.