A Colônia dos Pescadores Z-2 realizará, no próximo domingo (29), dia de São Pedro, a 92ª Procissão Naval em homenagem ao santo, padroeiro dos pescadores. O evento, já tradicional no calendário cultural e cristão de Cabedelo, também celebra os 92 de fundação da Colônia e faz parte do rito que comemora a Festa do Pescador na cidade.
A Procissão acontece desde maio de 1922 e reúne os pescadores de Cabedelo em um momento de fé e agradecimento a São Pedro. Este ano, o evento começou na noite da última quinta-feira (26), com o Tríduo de novenas e o Hasteamento da Bandeira, na própria Colônia de Pescadores.
No domingo (29), dia de São Pedro, as homenagens começarão logo cedo, às 08h00, com a apresentação do Andor com o santo padroeiro, que fica guardado na Colônia, e que receberá a visita da comunidade e dos pescadores. Na sequência, haverá a saída da imagem de São Pedro em carreata, com destino à comunidade da Praia do Jacaré.
Às 15h00, está marcado o retorno da imagem de santo padroeiro em barqueta para o Terminal Pesqueiro, com chegada prevista para às 16h00, quando haverá a saída em procissão rumo a Colônia dos Pescadores e, na sequência, a Celebração da Santa Missa. Finalmente, às 20h00, começam as Comemorações Festivas, com direito à queima de fogos e muita animação.
“A festa é de uma tradição e de uma beleza única, que ajuda a marcar traços culturais do povo cabedelense. A parte marítima, com aproximadamente 40 embarcações pesqueiras, sempre é acompanhada por lanchas e embarcações de turistas e acompanhantes desse momento de fé do nosso povo”, destaca o presidente da Colônia dos Pescadores Z-2, Lídio José da Silva.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.