Diretor da Aneel recebe título de cidadão paraibano

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, recebeu nesta quarta-feira (11), da Assembleia Legislativa da Paraíba, o título de cidadão paraibano e a medalha de honra ao mérito. Natural de Alagoas, ele garantiu através de sua atuação à frente da Aneel o avanço do estado na geração de energia renovável.

A propositura do título de cidadão foi do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), que destacou o trabalho de protagonismo desenvolvido pelo diretor. “A Paraíba passou a fazer parte do seleto grupo que gera energia renovável. André é pioneiro de muitos trabalhos na Paraíba e tem participação no desenvolvimento do estado até mesmo no futuro”, enalteceu o parlamentar.

A medalha de honra ao mérito foi uma propositura da também deputada Pollyana Dutra, que destacou a trajetória de Pepitone e suas ações que beneficiaram a Paraíba. Emocionado, ele relembrou suas raízes nordestinas e agradeceu as honrarias.

“Este é um dos dias mais importantes da minha vida. De todos os títulos e homenagens, nenhum se iguala em importância simbólica e marco afetivo como este. Foi de meu pai que herdei, entre outros valores, o amor pela Paraíba. Deixei o Nordeste na infância, mas nunca me distanciei. Hoje, paraibano que sou, me sinto no dever de zelar pelos valores de sua terra e seu amado povo”, disse, em seu discurso.

Perfil - É engenheiro civil graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Na mesma universidade, em 2010, concluiu curso de pós-graduação lato sensu em Geotecnia. Em 2006, obteve diploma de especialização em Theory and Operation of a Modern National Economy, na Universidade George Washington, em Washington (EUA).

No estado da Paraíba, o trabalho realizado por André Pepitone, por meio da Aneel, garantiu investimentos nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia totalizando mais de R$ 10 bilhões até 2026, gerando cerca de 47 mil empregos diretos. O grande destaque é a forte expansão de renováveis, especialmente usinas solares e eólicas instaladas no Sertão e Agreste paraibano.