Drone de rastreamento autônomo
Na mineração, as empresas costumam usar uma técnica chamada “parada” para extrair metais preciosos. Os vazios subterrâneos são criados por detonação do corpo de minério e extração da rocha fragmentada. As “paradas” precisam ser escaneadas para garantir que nenhum minério valioso tenha sido deixado no solo e para verificar se o material residual foi extraído por engano, diluindo a qualidade do minério.
A varredura das paradas é atualmente uma tarefa perigosa, pois os topógrafos precisam operar perto da entrada do estator, onde há um alto risco de queda de rochas. O envio de um drone habilitado para realizar o Hovermap a uma distância segura previne que os avaliadores sejam colocados em risco.
“O Hovermap permite que a indústria de mineração inspecione com segurança áreas inacessíveis de minas subterrâneas, enquanto melhora o tipo e a qualidade dos dados coletados para desbloquear novos horizontes”, disse o Dr. Stefan Hrabar, co-fundador e CEO da Emesent.
Quando acoplado em um drone compatível, o Hovermap usa dados do sensor LiDAR para permitir o mapeamento e funções avançadas de autonomia. A tecnologia que torna isso possível é a localização e mapeamento simultâneos (SLAM).
O SLAM permite que um drone navegue e mapeie o espaço ao mesmo tempo, evitando colisões, mesmo que não tenha informações pré-existentes sobre esse espaço. “Um drone autônomo habilitado para Hovermap pode obter os resultados de mapeamento da mais alta qualidade em áreas perigosas e complexas, garantindo que nunca perca a referência de sua localização ou sua capacidade de encontrar o caminho de volta com segurança”, comenta Hrabar.
Para Jan Gasparic, diretor de parcerias estratégicas da DJI, a tecnologia dos drones aprimorou desde missões de mapeamento de rotina até inspeções industriais sensíveis, organizações de todo o mundo confiam na DJI para fornecer soluções mais robustas, seguras e escaláveis. “Nossos drones atualizados da série Matrice 200, lançados na última quarta-feira, agora estão melhor equipados para missões complexas de salvamento, voos em locais sensíveis e vôos noturnos, enquanto melhorias no DJI FlightHub proporcionam às organizações mais controle sobre suas frotas e dados gerar .” completa o executivo.
Saiba mais sobre a atualização do Matrice 200 aqui.
Uso de tecnologia avançada por atendentes de emergência
A principal tecnologia do Hoveramp foi inicialmente desenvolvida pelos fundadores da empresa enquanto eles trabalhavam com a Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth da Austrália, ou CSIRO. Uma equipe conjunta CSIRO e Emesent foi recentemente selecionada para participar do novo Desafio Subterrâneo da Agência de Projetos Avançados de Defesa dos EUA (DARPA), que visa desenvolver tecnologias inovadoras para mapear, navegar e pesquisar rapidamente os ambientes subterrâneos.
Foi o Grande Desafio de 2004 da DARPA que ajudou o nascimento da atual indústria no uso do LiDAR para navegação autônoma. O objetivo deste novo desafio é encontrar novas ferramentas e técnicas que possam ser usadas por equipes de emergência que trabalham em situações subterrâneas. A equipe vencedora pode dar um impulso aos esforços humanitários e também levar para casa um prêmio de US$ 2 milhões.
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.