Efraim Filho vai presidir a cobiçada Comissão Mista de Orçamento no Congresso Nacional
14 de março de 2025
Redação

O senador Efraim Filho, do União Brasil, foi escolhido para presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2026, conforme anunciado durante uma reunião de líderes do Senado na última quinta-feira (13). Essa decisão ocorre antes mesmo da votação do Orçamento de 2025 pela atual composição da comissão.

A CMO desempenha um papel crucial no Congresso Nacional, sendo responsável pela análise e aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que determina a utilização dos recursos públicos pelo governo federal. Tradicionalmente, a presidência e a relatoria da comissão alternam-se anualmente entre a Câmara dos Deputados e o Senado. Para 2025, um deputado presidirá a CMO, enquanto um senador ficará encarregado da relatoria. Em 2026, essa configuração será invertida, permitindo que Efraim Filho assuma a presidência.

A escolha de Efraim é parte de um acordo mais amplo que visa destravar o funcionamento das comissões na Câmara. O União Brasil e o MDB estavam em disputa pela relatoria do Orçamento, uma posição estratégica que define a destinação dos recursos da União ao longo do ano. Com o senador do União Brasil na presidência da CMO em 2026, um deputado do MDB, Isnaldo Bulhões, é o nome mais cotado para assumir a relatoria.

Bulhões, que já foi cogitado para um ministério no governo Lula, decidiu permanecer no Congresso, onde é bem avaliado. Com a relatoria do Orçamento garantida para o MDB, o União Brasil deve assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, considerada a mais importante da Casa.

As definições sobre as presidências das comissões devem ocorrer em uma reunião na próxima terça-feira (18), com a instalação prevista para quarta-feira (19). O Orçamento de 2025 será analisado pela CMO na terça, com votação no plenário do Congresso agendada para quarta-feira (20). No entanto, ainda há incertezas sobre a aprovação antes do final de março.

Compartilhe: