Efraim e Cabo Gilberto no ranking ‘Excelência Parlamentar’
2 de fevereiro de 2024
Redação

O Ranking dos Políticos, plataforma que tem o propósito trazer transparência para o desempenho e performance dos representantes no Congresso Nacional, de forma independente e crítica, avalia a atuação de senadores e deputados federais, os pontuando e classificando de acordo com os critérios de combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público, sendo assim, o Ranking levantou os principais senadores de Paraíba.

“O Ranking inclui dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e, principalmente, as votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.” explica o cientista político Juan Carlos Gonçalves, que é Diretor-geral do Ranking dos Políticos.

O senador Efraim Filho (União Brasil) e o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL serão os agraciados. A pontuação possui uma escala que vai até 10, e leva em conta todos os 594 congressistas.

Efraim foi o parlamentar que conquistou a primeira posição do país, com a nota 8,99, enquanto o Cabo Gilberto registrou 7,59, ficando na 33ª colocação.

Em 2023 Efraim obteve a aprovação no Senado do projeto de simplificação da nota fiscal e sua unificação em todo país, além de ser Presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços e ocupar a função de Líder de seu partido na Casa.

A consulta ao site para a premiação foi feita no dia 12 de novembro de 2023. Os parlamentares com nota superior a 7, em escala que vai até 10, integram a lista Excelência Parlamentar 2023. Isso inclui dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e, principalmente, as votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.

O reconhecimento público do Ranking dos Políticos ocorre desde 2016 e é uma forma de contribuir com o reconhecimento dos parlamentares que prestam bons serviços ao parlamento.“O Ranking é uma ferramenta de transformação do parlamento. É uma mola propulsora de eficiência do trato público. Os resultados são nítidos. Hoje, há líderes importantes no Congresso que nos procuram para saber como votar algumas das principais propostas e como ter um uso de verba de gabinete mais eficiente”, conclui o Diretor-geral do Ranking dos Políticos.

As orientações da organização seguem de acordo com os pareceres de um Conselho de Leis, composto por 30 membros de diversos setores – incluindo nomes de ex-Ministros que presidiram o STF, ex-presidentes do Banco Central, ex-parlamentares e ex-Ministros de Estado. Para acompanhar um projeto de lei, a equipe de relações governamentais envia a matéria com as principais mudanças, pontos positivos e pontos negativos. Assim, os conselheiros deliberam entre si e decidem se a organização irá ou não acompanhar e pontuar o projeto. Para um projeto ser caracterizado como positivo é preciso 75% de consenso.

Sobre o Ranking dos Políticos

Fundado em 2011, em Brasília, o Ranking dos Políticos tem como propósito trazer transparência para o desempenho e performance dos representantes no Congresso Nacional, de forma independente e crítica. A pontuação atribuída aos políticos no ranking é determinada estritamente com base em sua atuação, com critérios bem definidos que incluem antidesperdício, anticorrupção e antiprivilégios. A plataforma não atua ao lado de políticos, e sim como uma fonte de informações à sociedade civil. Para saber mais: https://www.politicos.org.br/

Compartilhe: