ELEGIS comemora 20 anos de fundação na 2ª
27 de maio de 2023
Redação

Instalada com o objetivo de capacitar profissionalmente e qualificar os servidores da Casa de Epitácio Pessoa, promovendo uma educação de qualidade e transformadora, a Escola do Legislativo da Paraíba – ELEGIS, cresceu e ganhou proporções no quesito excelência, qualidade e dinamismo.
Para comemorar os 20 anos de sua fundação, será realizada na próxima segunda-feira, 29 de maio às 14h30, no auditório da OAB-PB, uma Sessão Especial de propositura do Presidente da ALPB, Adriano Galdino e que reunirá autoridades, educadores, alunos e ex-alunos em uma ocasião especial.
Tendo como missão desenvolver processos formais de educação, por intermédio da formação permanente e continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo, na construção de uma sociedade mais justa e igual para todos, a ELEGIS, ao longo de suas duas décadas de existência, tem desempenhado um papel fundamental na formação de líderes políticos e servidores no fortalecimento do sistema democrático do Estado da Paraíba.
A diretora da ELEGIS, Maria Helena Toscano, ressaltou a importância da instituição para o Estado da Paraíba. “A ELEGIS é um elo entre a sociedade e o poder público. Aqui, ensinamos aos nossos estudantes a importância da cidadania, democracia e ao mesmo tempo, temos um papel crucial na capacitação de servidores públicos e na promoção de uma sociedade mais engajada e participativa. Falar da Escola do Legislativo da Paraíba é ter consciência de que nosso trabalho tem auxiliado a formação de nossos alunos e a construção dos pilares da democracia, garantindo a transparência e eficiência na gestão pública, estimulando o debate político construtivo”, afirmou.
Para o Presidente da ALPB, Adriano Galdino, a ELEGIS tem desempenhado um trabalho de excelência “Quero ressaltar a importância da Escola do Legislativo e o excelente trabalho que tem sido realizado por todos os servidores que nela trabalham e de modo particular, a forma como a instituição é conduzida pela professora Maria Helena Toscano.
“Eu vejo inclusão” é assim que a presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo – APPL, Manuelly Toscano Gomes vê a ELEGIS, quando se fala da oferta de cursos e como a Assembleia tem o papel preponderante na sociedade de promover inclusão e equidade especialmente aos jovens que almejam o ensino superior por meio da Escola do Legislativo.
Virada de chave
Com a chegada da pandemia da Covid 19, a ELEGIS teve que se reconfigurar e acompanhar o novo modelo de ensino. O que na percepção do Gerente Administrativo da instituição e professor Rodolpho Raphael, foi um ponto positivo. “A ELEGIS conseguiu se reinventar, pois foi graças a pandemia que ela conseguiu adentrar em uma nova modalidade de ensino, que foi a telepresencial e o modelo híbrido. Isso fez com que o nosso leque de cursos e oportunidades pudesse ser aumentado em 10 a 15 vezes mais o número de alunos matriculados. Por curso, saltamos de uma média de 30 a 35 inscritos para uma média de 600 estudantes inscritos oriundos de todo Brasil, afirmou.
ELEGIS como referência em Educação Legislativa
A Escola do Legislativo da Paraíba tem se consolidado cada vez mais como uma referência na área de educação política. E quem diz isso é o Prêmio da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL conquistado em 2017 com um projeto desenvolvido pelo professor Rodolpho Raphael e que, se inseria o uso de metodologias ativas na educação legislativa como ferramenta didático-pedagógica. Essa estratégia, implementada como projeto piloto para a ELEGIS-PB, se tornou subsídio para outras instituições legislativas, especialmente quando se tem o estudante no processo de ensino e aprendizagem.
O FELEGIS como fomento à prática científica.
A Escola do Legislativo da Paraíba foi a primeira no Brasil a discutir a temática da ciberdemocracia, a democracia em rede, o uso das tecnologias de informação, participação popular, interatividade e o protagonismo no Poder Legislativo com a realização do I Fórum de Educação Legislativa que recebeu mais de 200 participantes dentre eles pesquisadores, estudantes, deputados e o público em geral com objetivo de fomentar a pesquisa científica no âmbito do legislativo.
Pensando no futuro
A ELEGIS com apoio da Assembleia Legislativa e da APPL, pretende expandir suas atividades, desenvolver novos cursos e parcerias, bem como, explorar iniciativas inovadoras para continuar atendendo às demandas e necessidades dos profissionais e estudantes que poderão aprimorar suas habilidades e competências por meio dos cursos, projetos e programas oferecidos.
O compromisso contínuo da ELEGIS é também nestes 20 anos, fomentar a inclusão e a diversidade. A ELEGIS tem promovido cada vez mais a participação de mulheres, jovens e pretos reconhecendo a importância da representatividade e da igualdade de oportunidades no da educação e no processo democrático.
Além disso, a ELEGIS tem desempenhado um papel ativo na disseminação de informações sobre a importância da participação cidadã e do exercício pleno da cidadania. Através de palestras, debates e campanhas de conscientização, a escola tem estimulado o envolvimento da sociedade civil no debate político, incentivando a busca por soluções coletivas e o fortalecimento da democracia participativa.
A ELEGIS também pretende expandir seus cursos para a modalidade online, tornando-os acessíveis a um número ainda maior de pessoas interessadas em se capacitar e se engajar nos mais diversos eixos.

Compartilhe: