Em parceria com TSE, Google lança painel para tirar dúvidas sobre título na Busca
20 de abril de 2022
Redação

Em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Google lança um painel de informações com respostas para as principais dúvidas sobre como tirar o título de eleitor na Busca. Basta pesquisar por “título de eleitor” ou “como tirar título de eleitor”, por exemplo, para ter acesso direto a orientações da Justiça Eleitoral sobre documentos, prazos, regularização, transferência, além de um passo a passo para tirar o registro pela internet.
O lançamento do painel atende a um grande interesse pelo assunto registrado na Busca. Dados do Google Trends apontam que, dentre todas as dúvidas digitadas no buscador, a pergunta “como tirar título de eleitor” foi uma das 20 mais buscadas dos últimos 30 dias no Brasil. Já as consultas por “título de eleitor” aumentaram significativamente de março a abril deste ano, comparado aos mesmos períodos de 2014 e 2018 — os dois últimos pleitos presidenciais. O interesse pelo título de eleitor cresceu mais de 292% comparado com 2014 e 89% no paralelo com 2018.
Os brasileiros também estão mais interessados no tema “eleição” e Justiça Eleitoral em 2022. Entre março e abril, o interesse pela sigla “TSE” aumentou 37% em comparação com o mesmo período de 2018 e 157% em comparação com 2014. Para se ter uma ideia, de março a abril deste ano, as buscas por temas relacionados às eleições no Brasil estão maiores do que nos últimos dois pleitos presidenciais. As consultas pelo termo “eleição” foram 9% maiores do que no mesmo período em 2018 e, na comparação direta com 2014, o crescimento foi de mais de um terço (34%).
Nesse contexto, o Google reforça o compromisso de contribuir para democratizar o acesso à informação. Com o novo painel, as informações oficiais do TSE serão ativadas quando as pessoas digitarem palavras-chaves como: “título de eleitor 2022”, “prazo para tirar título de eleitor 2022”, “documentos para tirar o título de eleitor”, “como fazer título de eleitor online”. Essa e outras iniciativas são parte de uma parceria histórica com o TSE, em curso desde 2014 – e reforçada em 2020, por meio do Programa de Enfrentamento à Desinformação, que reúne outras 120 instituições brasileiras e internacionais para combater a desinformação e apoiar os cidadãos brasileiros na busca por informações úteis e confiáveis.

Veja as perguntas sobre eleições que foram mais buscadas no Brasil, entre março e abril de 2022:

  1. Como tirar o título de eleitor?
  2. Como transferir título de eleitor?
  3. Como fazer o título de eleitor online?
  4. Como regularizar o título?
  5. Título cancelado, o que fazer?
  6. Até quando pode tirar o título?
  7. Onde tirar o título de eleitor?
  8. O que é filiação?
  9. Como saber o número do título de eleitor?
  10. Como mudar o local de votação?

Nota importante: “Mais cresceu” e “mais buscado” são métricas diferentes e não devem ser usadas como sinônimo. Um item “crescer” na Busca significa estar maior hoje do que era ontem. Mais buscado significa exatamente isso, ser o item com o maior número de consultas no período indicado.

Mais informações sobre o Google: imprensa@google.com e google@cdicom.com.br

Compartilhe: