Empaer se une a grupo de jovens indígenas na recuperação ambiental no Litoral Norte
20 de outubro de 2026
Redação

Um grupo de jovens indígenas da Aldeia Três Rios, em Marcação, litoral Norte, integrantes da Associação Curica, que há cinco anos trabalha para a preservação ambiental e na geração de oportunidades de trabalho, convidou a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) para contribuir na sistematização de suas atividades. 
 
O convite à Empaer foi o sentido de uma parceria de assistência técnica de orientação nos manejos ambientais, produtivos e de beneficiamento da produção. De acordo com o gerente regional da Empaer, Eduardo Henrique, a empresa se compromete auxiliar à comunidade nas diversas temáticas ambientais, econômicas e sociais, disponibilizando os profissionais mais adequados para cada temática. Na reunião com os jovens, da qual participou o assessor estadual de Agroecologia Ricardo Pereira e João de Assis, assessor regional de João Pessoa, a Empaer se comprometeu elaborar um plano de trabalho e acompanhar a sua execução.
 
Uma das ações desenvolvidas com êxito na comunidade é a produção de mudas arbórea de plantas nativas, o reflorestamento, a realização de oficinas sobre preservação, sistema agroflorestal. A instituição possui sede própria na aldeia, viveiro de mudas e uma área de produção agrícola em manejo agroflorestal. Os jovens projetam a produção de mel com abelhas Apis mellifera, também conhecida como abelha europeia) e abelha melípona.
 
Vendo a necessidade de recuperar uma importante área ambiental para a vida da aldeia, os jovens promoveram a remoção de lixão localizada dentro da comunidade, cujo trabalho permitiu ganhar prêmios nacionais e internacionais. A gestão do projeto é feita pelos jovens que captam recursos financeiros para efetivar suas ações. 
 
Diante da situação de degradação da região, com presença marcante na Aldeia Três Rios, em Marcação, a Rede Curica tem buscado o fortalecimento das ações de gestão territorial e ambiental. Uma ação que já conta com a participação do Instituto Federal da Paraíba (localizado em Santa Rita).

Compartilhe: