Encantados, torcedores estrangeiros querem voltar a JP
27 de junho de 2014
Redação

Os principais pontos turísticos de João Pessoa ganharam vários idiomas desde o início da Copa do Mundo da FIFA, no dia 12 de junho. Afora os torcedores do México, Camarões e Japão, que ocuparam a hotelaria da capital paraibana, outras centenas de torcedores de diversos países estiveram na cidade, estrategicamente localizada entre duas cidades-sede (Recife e Natal). A Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio-PB) avaliou que a ocupação dos hoteis da cidade apresentou uma elevação de 40% .

A presença de estrangeiros em João Pessoa confirma pesquisa divulgada pela FIFA, de que um torcedor de Copa do Mundo visita pelo menos três outros destinos próximos à cidade onde está hospedado durante os intervalos dos jogos de suas seleções. Por isso, não foi difícil encontrar circulando pela cidade nas duas últimas semanas torcedores/turistas de países como da Costa Rica, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Gana, entre outros, que jogaram nas Arenas das Dunas, em Natal, e a de Pernambuco.

Além de movimentar o comércio, os torcedores estrangeiros são uma aposta de retorno, segundo avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. Uma das apostas dela já está em plena negociação e deve atrair turistas mexicanos no próximo verão. “Estamos negociando uma parceria com a operadora mexicana Sports & Events, integrante do Grupo Divisa, responsável pela vinda dos torcedores ao Brasil, em parceria com a operadora Viagens Clube, de Santa Catarina”, revelou a executiva.

O próprio vice-presidente da operadora, Felipe Cervantes, enalteceu as belezas naturais de João Pessoa, além da infraestrutura e segurança da cidade como fatores destacados entre os turistas mexicanos que ele trouxe para a Paraíba (foram cerca de 50 pessoas). “João Pessoa é um paraíso escondido e que os mexicanos estão descobrindo. Sem dúvida iremos trabalhar esse destino para as próximas férias de nossos clientes”, enfatizou o empresário.

A comerciante Márcia Costa disse que o movimento de torcedores de outros países em busca de camisas da seleção brasileira foi intenso na semana passada. “Vi torcedores argentinos, japoneses, mexicanos, costarriquenhos que compraram camisas do Brasil e até do México e Holanda para usar durante a Copa do Mundo”, afirmou a comerciante. As vendas em dias de jogos do Brasil, segundo ela, registraram um crescimento de mais de 60% em relação aos outros dias da competição.

Elogios – A excelente impressão de João Pessoa não teve apenas um olhar empresarial. Os turistas mostraram encantados com a cidade, a receptividade das pessoas, com as belezas naturais, com a gastronomia e a cultura representada pelo artesanato. “É uma cidade maravilhosa em um país espetacular”, afirmou o mexicano Victor Arcchiga, que veio assistir aos jogos do México em Natal, Fortaleza e Recife. Archiga disse que pretende relatar aos familiares e amigos o que viu por aqui e indicar o destino para que venham conhecer pessoalmente.

Um grupo de torcedores da Costa Rica, que esteve em João Pessoa por dois dias, também se mostrou encantado com a cidade e tudo que tinha visto nesse curto período. “Sabemos que há muito mais para conhecer e, pelo que já vimos, a cidade se mostra encantadora pelas praias e a receptividade das pessoas”, disse Javier Quesada, que estava acompanhado dos amigos Nuñez, Harry Bogantes e Vinício Maya. Eles estavam na cidade a convite de um casal de amigos, e afirmaram que pretendem voltar algum dia para ficar mais tempo. Os quatro aproveitaram para comprar camisas da seleção brasileira.

Para Ruth Avelino, a presença de centenas de torcedores estrangeiros em João Pessoa é extremamente importante para a formatação de estratégias para atrair novos visitantes nos próximos anos. A executiva reconheceu que, se nesse momento, a Copa deixou alguns setores frustrados, como a hotelaria (que estimava números mais positivos de ocupação). Mas, segundo ela, certamente haverá uma inversão, já que muitos desses torcedores devem retornar para ficar mais tempo no destino, sem a correria dos jogos, e relatar o pouco que viram para as outras pessoas. “Teremos muitos turistas na cidade após a Copa pela propaganda boca a boca, além de ações que estamos programando para serem viabilizadas nos próximos meses”, disse a presidente da PBTur.

Compartilhe: