Representantes das entidades estudantis nacionais e locais avaliaram positivamente a iniciativa da Paraíba com o lançamento do Prêmio Solução Nota 10. O site da União Nacional dos Estudantes (UNE) publicou matéria sobre o prêmio destacando a participação social a serviço da Educação.
A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Bárbara Melo, disse que apoia toda iniciativa de consulta pública por acreditar que a Educação não vai ser solucionada por uma só pessoa e sim com a participação da população. “A consulta pública faz parte da democracia. Acredito que o sistema no Brasil está precisando ser aprofundado. A iniciativa do Governo da Paraíba com o prêmio Solução Nota 10 é primordial para esse aprofundamento”, destacou a estudante.
Na Paraíba, o presidente do grêmio do Lyceu Paraibano, Higlandeberto Mendes, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. “Esse prêmio é importante porque quer ouvir a sociedade, ou seja, o Governo abre um canal de diálogo com todos para melhorar a educação do nosso Estado, então vamos incentivar ainda mais a participação dos grêmios estudantis”, disse.
A secretaria executiva da Juventude, Esporte e Lazer, Priscilla Gomes, ressaltou a importância do prêmio Solução Nota 10. “O estudante, os professores e toda a sociedade paraibana assumem um papel de grande importância na tomada de decisão, incentivando assim a visão crítica e construtiva do fazer escolar”, avaliou.
O prêmio Solução Nota 10 é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação do Estado e pelo Prêmio Ideia, em parceria com o Ministério da Educação, Universidade Federal de Lavras e o CNPq. O Solução Nota 10 vai premiar em até R$ 20 mil os alunos, as escolas e a comunidade em geral que apresentarem ideias inovadoras para a melhoria da qualidade de ensino das escolas da rede estadual.
Os estudantes e a sociedade em geral podem participar e se inscrever acessando o link http://solucaonota10.pb.gov.br
O secretário de Educação, Aléssio Trindade, explicou que as ideias são recebidas por um comitê interno, que modera e avalia estas ideias, seleciona as melhores para implementação e organiza os projetos de inovação que serão realizados com as ideias selecionadas. “Com isto, os gestores públicos podem monitorar o status da implementação, o desempenho de seus líderes de inovação e os resultados obtidos com as inovações”, finalizou.
Quase um mês após o lançamento do prêmio, mais de três mil ideias já foram postadas no site do prêmio Solução Nota 10. Lançado no dia nove de fevereiro, o prêmio já registrou mais de 170 mil comentários e o site já conta com aproximadamente 2 mil usuários.
Ranking – Até o momento, o ranking das escolas aponta em primeiro lugar a Escola Estadual Professor Itan Pereira, de Campina Grande, com 327.786 pontos. Em segundo lugar está a Escola Estadual Senador Humberto Lucena, da cidade de Cacimba de Dentro, com 249.195 pontos, seguida em terceiro lugar pela Escola Estadual José Paulo de Franca, de Mari, com 95.349 pontos. O ranking continua com a Escola Estadual Francisco Romano da Silveira, de Mãe D’Água, em quarto lugar, com 74.613 pontos e a Escola Estadual Professor Lordão, de Picuí, em quinto lugar com 63.870 pontos.
Em sexto lugar está, até o momento, a Escola Estadual José Américo de Almeida, de São José de Espinharas, com 49.008 pontos, seguida em sétimo lugar pela Escola Estadual Pe. Jerônimo Lauwen, de Santa Luzia, com 44.633 pontos. Em oitavo lugar encontra-se a Escola Estadual Pedro Targino da Costa Moreira, de Cacimba de Dentro, com 33.860 pontos, seguida em nono lugar pela Escola Estadual Maria José Miranda Burity, de Serra da Raiz, com 29.492 pontos e em décimo lugar está o CAIC José Jofilly, de Campina Grande, com 26742 pontos.
O primeiro desafio será responder a pergunta “Como Reduzir a Evasão Escolar na Paraíba? Esta etapa, que teve início no dia 9 de fevereiro, vai até o próximo dia 8 de maio.
Próximas etapas:
– Como promover a integração das escolas com a comunidade (ONGs, instituições públicas, religiosas, família, etc.) e com o mundo do trabalho?
Início: 17/08/2015, às 14h (horário da Paraíba/Brasília)
Término: 20/11/2015, às 18h (horário da Paraíba – 19h, horário de Brasília)
– Como reduzir gastos nas escolas da rede pública do estado da Paraíba?
Início: 23/11/2015, às 14h (horário da Paraíba – 15h, horário de Brasília)
Término: 26/02/2016, às 18h (horário da Paraíba/Brasília)
– Como melhorar o aprendizado da língua portuguesa e/ou da matemática no estado da Paraíba?
Início: 29/02/2016, às 14h (horário da Paraíba/Brasília)
Término: 27/05/2016, às 18h (horário da Paraíba/Brasília)
– Como melhorar a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas paraibanas?
Início: 30/05/2016, às 14h (horário da Paraíba/Brasília)
Término: 02/09/2016, às 18h (horário da Paraíba/Brasília)
– Como tornar a escola pública mais atraente aos alunos paraibanos?
Início: 05/09/2016, às 14h (horário da Paraíba/Brasília)
Término: 09/12/2016, às 18h (horário da Paraíba – 19h, horário de Brasília)
Jornalista, radialista e advogado, formado na UFPB, Hermes de Luna tem passagens nos principais veículos de comunicação da Paraíba. É MBA em Marketing Estratégico e em mídias digitais. Apresentador e editor de TV e rádio, também atuou na editoria de portais e sites do estado. Ganhador de vários prêmios de jornalismo, na Paraíba e no Brasil.