Espaço Cultural é entregue reformado e modernizado
5 de julho de 2014
Redação

Governo do Estado inaugurou, na noite desta sexta-feira (4), as obras de reforma, revitalização e modernização do Espaço Cultural José Lins do Rego. A população compareceu em grande número e assistiu a shows musicais e apresentações de cultura popular. Palhaços em pernas de pau circulavam na Praça do Povo divertindo as pessoas.

A recuperação e modernização do Espaço Cultural José Lins do Rego custaram um total de R$ 49 milhões, oriundos do Tesouro do Estado.  O Governo investiu R$ 6 milhões na aquisição de instrumentos musicais para as orquestras do Prima, que hoje já ensina música a 1.200 crianças e adolescentes.

O presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, Lau Siqueira, enfatizou que o Governo do Estado devolve à comunidade o maior centro cultural do Brasil e um dos maiores do mundo. Já o secretário de Cultura, Chico César, afirmou que o Espaço Cultural se renova e é um ponto de encontro da cultura paraibana com a cultura de todos os lugares. E lembrou ainda as obras realizadas no Cine Teatro São José, em Campina Grande; no Teatro Iracles Pires, em Cajazeiras, e no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, além da construção do Teatro do Centro de Convenções.

O presidente da Funjope, Maurício Burity, participou da solenidade representando a família do ex-governador Tarcísio Burity, seu pai, que construiu o Espaço Cultural na década de 1980, e agradeceu ao Governo do Estado pelas melhorias implantadas no equipamento de cultura.

 Apresentações – A quadrilha junina “Coronel José Lins”, da cidade de Pilar, abriu a programação cultural na Praça do Povo. Maria José Alves, coordenadora da quadrilha, disse que o novo Espaço Cultural volta a ser palco da cultura popular e de todas as manifestações das artes e que o Governo do Estado fez um investimento necessário num espaço importante para o povo paraibano.

A reinauguração teve como atração principal o show do rapper Criolo. A parte musical contou ainda com a banda paraibana Sonora Sambagroove. Também se apresentaram no evento o Maracatu Leão da Fronteira e integrantes do projeto Prima. A noite dedicada à cultura teve também intervenções de dança e circo, e projeções de VJs paraibanos. Nesse primeiro evento, espaços como a Praça do Povo, teatros de Arena e Paulo Pontes foram ocupados. A entrada foi gratuita.

 Reforma – Projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes na década de 80, sendo uma obra arquitetônica referencial em todo o país, o Espaço Cultural passou por algumas mudanças com a reforma, porém os traços e características implantadas por Bernardes foram preservadas. Uma das principais alterações que o público poderá perceber é a transformação do antigo Cine Bangüê em Sala de Concertos. Um novo cinema, com tecnologia digital, está sendo concluído na área que antes abrigava a pista de patinação.

Compartilhe: