Estagiários do Aprendiz de Vereador concluem atividades

A Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e os estagiários da primeira turma do segundo semestre do projeto Aprendiz de Vereador estiveram, na manhã desta sexta-feira (18), no Lar da Providência Carneiro da Cunha para entregar os alimentos não perecíveis e materiais de higiene arrecadados durante campanha realizada esse mês.



As doações foram feitas pelos próprios estagiários, no ato da inscrição para participar do projeto. Os servidores e parlamentares do Legislativo Pessoense também participaram da campanha. A ação faz parte da programação de conclusão das atividades dos participantes do Aprendiz de Vereador.



No Lar da Providência, localizado no Bairro dos Estados, na Capital, o presidente interino da CMJP, vereador Leo Bezerra (PSB), os servidores da Escola do Legislativo e os estagiários foram recebidos por diretores da instituição e conversaram com alguns idosos que vivem no local.



Isac Fabrício Tapajós, um dos estagiários do projeto, comentou que estava muito feliz em poder ajudar uma instituição que atende idosos: “é um sentimento muito bom quando vemos o trabalho que é realizado aqui, é bom dispor de um certo tempo pra ajudar outras pessoas”. Ele contou que já participou de outros eventos solidários, e avaliou que participar do Aprendiz de Vereador é uma experiência diferenciada.



“Toda ajuda aqui é bem vinda para podemos manter o equilíbrio de mantimentos da instituição, como fraudas, material de higiene e alimentação. Temos a parte de filantropia, mas, vivemos de doações para atender nossas necessidades, que são muitas”, ressaltou Vitória Régia, uma das coordenadoras do Lar da Providência. Ela informou que a instituição atende quase 90 idosos, alguns independentes e outros em situação de dependência total, dentro de um espaço coletivo, que desenvolve um trabalho social importante.



Leo Bezerra (PSB) comentou sobre a ação de caridade e o projeto. “Ações como essas nos estimulam a cuidar dos nossos idosos e a apresentar emendas impositivas que possam melhorar o funcionamento dessas instituições. É a Câmara mais próxima das pessoas”, afirmou.



O presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto, disse que o projeto Aprendiz de Vereador prioriza, dentro dessa atividade, as instituições filantrópicas com atuação na área de saúde. De acordo com ele, foi observado que existem muitas entidades e hospitais em João Pessoa que cuidam de idosos, o que torna de fundamental importância a realização de ações sociais para tentar garantir a dignidade dessas pessoas.



Segundo Paulo Eduardo, o Lar da Providência é uma instituição filantrópica mantida por uma congregação de freiras, mas que depende dos órgãos públicos e da ajuda da sociedade civil organizada para se continuar ajudando os idosos. Ele destacou que muitos vereadores já apresentam emendas impositivas direcionadas a ajudar espaços como o Lar da Providência Carneiro da Cunha. “Então, basicamente, é primordial que os estagiários conheçam o trabalho dos parlamentares em prol dessas instituições”, finalizou.