Ex-governadores prestigiam lançamento de livro sobre José Lacerda

Os ex-governadores Wilson Braga, José Maranhão, Cássio Cunha Lima e Roberto Paulino prestigiaram o lançamento do livro que conta a vida de José Lacerda Neto, na Academia Paraibana de Letras (APL), no Centro de João Pessoa, na noite desta quarta-feira (25). Representando o governador Ricardo Coutinho, o presidente da APL, Damião Ramos Cavalcanti, presidiu a sessão solene.

O livro, de autoria do historiador José Marconi Gomes Vieira, teve a apresentação de Expedito Leite, que destacou as qualidades de José Lacerda e elogiou a homenagem da sociedade ao político paraibano. “Como ele disse, feliz do homem público que pode ser homenageado em vida”, afirmou.

O ex-governador Wilson Braga disse que José Lacerda é o “homem público que honrou toda a política da Paraíba”, de forma que “merece todas as homenagens”.

O senador José Maranhão também afirmou que, por todos os títulos, José Lacerda merece esta e outras homenagens que a Paraíba vem lhe prestando. “Pelo seu equilíbrio, pela sua inteligência, pelo seu trabalho quase sacerdotal e, sobretudo, pela vida reta, obedecendo aos princípios da ética na política. Hoje, nós temos aí uma tristeza no Brasil. Uma verdadeira calamidade moral. Falta no cenário político do Brasil homens que souberam caminhar sempre com retidão, com equilíbrio e com competência”, disse Maranhão.

Roberto Paulino disse que José Lacerda Neto tem uma vida dedicada ao setor público. “Realmente uma vida, uma história bonita, uma história brilhante. Tive a alegria e a honra de ser seu contemporâneo na Assembleia Legislativa, ele realmente merece toda a nossa homenagem porque ele é um exemplo de homem público. Que sirva para a atual e as novas gerações”, declarou Paulino.

O senador Cássio Cunha Lima também foi manifestar seu carinho por José Lacerda, mas não pode ficar até o final do evento devido a outro compromisso. O auditório da APL ficou pequeno para os políticos, juristas, acadêmicos, amigos e familiares de José Lacerda. Segundo José Lacerda, o segredo da vida pública são humildade e honestidade, e destacou que sempre manteve bom relacionamento com os deputados e ex-governadores. “Como deputado, eu sempre os defendi na Assembleia Legislativa, procurei divulgar o trabalho do governo de cada um e isso marca. Tudo que a gente faz de bem, recebe de volta”, disse José Lacerda. A vereadora Raíssa Lacerda, filha do ex-parlamentar, reforça: “A Raíssa que eu sou, hoje, eu devo a ele”.

“José Lacerda Neto: Um recordista de mandatos (1959/2009)" retrata a trajetória política do parlamentar que coleciona 11 mandatos de deputado estadual, assim como conta a história das raízes da sua família.

Além de deputado estadual por 44 anos, José Lacerda também ocupou o cargo de vice-governador na gestão do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), entre 2007 até 2009, e foi secretário de Articulação Política do Governo de Ricardo Coutinho até 2013.