Experimentos de Física sobre energia atraem mais de 3,3 mil pessoas este ano

Já pensou na possibilidade de produzir energia elétrica enquanto pedala uma simples bicicleta ergométrica? Ou em carregar uma pilha com a energia da sua mão? No Espaço Energia Itinerante isso é possível e muito, muito divertido. Em exposição desde o dia 8 deste mês, o espaço já recebeu a visita de quase 3.350 pessoas, de todas as idades.



É o caso de Gael Viana, 11 anos, que aproveitou o período de férias para entender, na prática, como funciona a energia elétrica. “Estudar nos livros, mesmo com os desenhos, não é tão divertido quanto mexer e ver as coisas funcionando. É muito legal ver e experimentar tantas coisas que, na minha cabeça, eram pura teoria para passar nas provas. Agora, posso até explicar tudo aos meus colegas”, comentou Gael.



Montada no primeiro piso do Shopping, a estrutura ficará disponível até esta sexta-feira (29), das 10h às 22h. No local, os visitantes poderão conferir, gratuitamente, diversas experiências, sob a orientação de instrutores de física. Entre elas, o queridinho das crianças e adolescentes: o Gerador de Van de Graaff, que, literalmente, arrepia os cabelos após o toque em sua cúpula. Como o aparelho está isolado da terra, ele acaba ficando eletrizado com cargas da mesma polaridade e que, consequentemente, se repetem, e faz os cabelos da cabeça levitar.



Entre os experimentos, há também a Bobina de Tesla (mostra o princípio do transporte da energia elétrica sem a utilização de fios); Eco Bike (aborda como ocorre a transformação de energia mecânica em eletricidade); maquetes de energia solar e energia eólica e Pilha Humana (expõe o funcionamento básico de uma bateria a partir da Pilha de Volta).



Criado em 2006, o Espaço Energia é parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa oferece aos visitantes a oportunidade de familiarização com a história da eletricidade e ensina técnicas racionais e modernas para utilização do recurso de forma sustentável.