Famup demonstra preocupação com mais uma queda do FPM de setembro
Nota
A Famup expressa profunda preocupação com a continuidade de queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro, repetindo o que aconteceu nos meses de julho e agosto. A redução de setembro já chega a 24,43% em comparação ao mesmo período de 2022.
A situação compromete a capacidade das prefeituras de honrar compromissos e pagar pessoal. Apesar do diálogo com o Governo Federal e Congresso, nenhum repasse para compensar as perdas foi efetuado.
Neste contexto, os municípios da Paraíba encontram-se em uma situação financeira extremamente delicada, o que pode resultar na suspensão de serviços essenciais à população e na necessidade de demissões em larga escala, sem mencionar a dificuldade das cidades para repassar os valores para as Câmaras Municipais.
A Famup reforça a urgência e a necessidade de uma ação imediata para socorrer os municípios em crise financeira, atualizar programas federais defasados e promover um novo pacto federativo.
Continuaremos mobilizando esforços em busca de soluções. Junto com a CNM e associações de outros estados, organizamos uma mobilização de prefeitos em Brasília nos dias 3 e 4 de outubro em busca de respostas efetivas.