Famup, Governo, MPPB e CRMV-PB firmam parceria contra aftosa
12 de abril de 2023
Redação

A realização da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa e dos exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo na Paraíba foram temas de uma reunião realizada, nesta quarta-feira (12), na sede da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), em João Pessoa. A importância do tema para a sanidade animal e para a saúde pública garantiu a realização de uma parceria entre a Famup; Governo da Paraíba (Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca); Ministério Público (MPPB); Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PB) e Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) para a realização de campanhas.
Durante o encontro, que contou com as presenças do presidente da Famup, George Coelho; do secretário de Estado Joaquim Hugo Vieira Carneiro; do procurador Francisco Sagres e do presidente do CRMV-PB, José Cecílio, além de técnicos do setor e produtores, ficou definido a realização de reuniões com os presidentes dos consórcios e associações de municípios para traçar estratégias que garantam o sucesso das campanhas de vacinação contra a Febre Aftosa e dos exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo em todo o estado.
O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca explicou que a reunião teve como objetivo buscar apoios para a realização das campanhas que já se iniciam em maio. “Precisávamos da ajuda da Famup para garantir o apoio dos prefeitos nessa nossa missão que é ter um estado livre da Aftosa e das doenças dos equinos. Sabemos que nosso estado recebe muitos eventos de Vaquejada e precisamos proteger os animais e a população que participam desse tipo de esporte”, destacou, revelando que este ano será realizada em todo o estado exames por amostragem para averiguar se as vacinações foram realizadas.
Parceria – Para o presidente George Coelho, é importante que os municípios estejam engajados nessas discussões e campanhas que têm a finalidade de garantir a saúde animal e da população, mas também que interferem diretamente em questões econômicas. “A Famup está a disposição para trabalharmos juntos nessa missão. Faremos uma convocação junto aos prefeitos para que eles possam se engajar nessas campanhas em todas as regiões do estado”, garantiu.
No encontro, ainda ficou definido que a Famup vai convidar os presidentes das associações e presidentes dos consórcios para discutir a temática conjuntamente com as entidades que estiveram na reunião para traçar um plano de execução do projeto.
O presidente do CRMV-PB, José Cecílio, esclareceu o papel dos veterinários nesses processos e disse que o Conselho está à disposição para contribuir da melhor forma possível. “Essa é uma iniciativa louvável e estaremos juntos nesse trabalho, conversando com os profissionais de medicina veterinária e contribuindo para que eles possam desenvolver as ações necessárias para garantir o sucesso das duas campanhas”, afirmou.
Durante a reunião, o procurador Francisco Sagres destacou a importância da parceria firmada para a garantia da saúde pública. Segundo ele, o Ministério Público da Paraíba está a disposição para contribuir com a realização das campanhas de vacinação contra a Febre Aftosa e dos exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo. “É importante essa parceria com os municípios para que possamos chegar, com uma boa metodologia, a um denominador comum que é ter um estado livre da aftosa e das doenças nos equinos”, observou.
Mormo – A exigência do exame negativo para Mormo é um fator importante para a garantia da presença exclusiva de animais saudáveis em eventos equestres, assegurando desta forma que não haja risco de contaminação entre os participantes.
AIE – A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença causada por vírus, que não tem cura e que pode acometer os equídeos (cavalos, éguas, mulas, burros, jumentos, pôneis) de qualquer raça, sexo ou idade. Uma das principais formas de transmissão é por picada de mutucas e moscas que se alimentam de sangue.

Compartilhe: